Um ‘Próspero Ano Novo’! A expressão, de tão dita e gasta, já tem barbas. Tão brancas quanto uma folha de papel despejada de memórias.
Neste Jornal as páginas têm letras que se conjugam para contar a história desta vasta comunidade a que teimamos chamar Ribatejo.
Renovo o repto já aqui lançado em anos anteriores: porque não começar o ano a ser assinante deste Jornal, em 2026? Será mais uma ajuda para a continuidade de um título que há 134 anos vos faz companhia, sempre presente nas boas e nas menos boas horas desta vida.
A quadra é de reencontros com os outros, mas nada terá de diferente se não a elegermos, também, para nos reencontrarmos com nós próprios.
Queremos continuar a apostar em sentimentos de paz, solidariedade, generosidade, reflectindo tudo o que de melhor se espera para as nossas vidas e, sobretudo, para as dos outros, com quem nos relacionamos mais regularmente.
Todos esperamos que o novo ano nos traga paz, harmonia, saúde, sempre tão desejadas. São saborosas intenções em jeito de ‘frases feitas’ que rivalizam com a religiosa inquietação de que “o futuro a Deus pertence”, longe do habitual arbítrio humano que sempre pede boas certezas e muita riqueza…
No ‘Correio do Ribatejo’ procuramos cumprir com a nossa missão de informar, com uma agenda própria, sem nos sentirmos condicionados por qualquer tema, ou a reboque de quem quer que seja.
Na verdade, o nosso Jornal afirma-se pela divisa que Virgílio Arruda deixou bem clara: ser o ‘Jornal de Todos e Para Todos os Ribatejanos’, caminho que gostosamente ainda trilhamos, e que ostentamos no cabeçalho da nossa edição impressa.
Daqui a nada estamos a retirar todos os enfeites, a desmanchar os presépios e a árvore de Natal, a apagar as luzes, mas devemos manter viva a esperança e o alento que Dezembro nos dá e Janeiro nos rouba se não acreditarmos que o ‘Natal’ se celebra doze meses num ano.
Nesta edição do ‘Correio do Ribatejo’, a primeira deste novo ano de 2026, debruçamo-nos sobre os Orçamentos das Câmaras Municipais deste distrito. Documentos importantes para a região que ditam o futuro de cada um dos seus 21 concelhos.
Enquanto director deste Jornal cabe-me, neste princípio de um novo ciclo, no ano em que celebraremos o nosso 135.º Aniversário (a 9 de Abril), um profundo agradecimento a quem nos acompanha. Obrigado a todos os que confiam em nós.
O desafio que vos lançamos é que construam connosco pontes que unam gerações nesta região, sempre na vossa indispensável companhia, e continuar este caminho – o nosso e o vosso – lado a lado, em mais um novo ano que agora se inicia! Feliz Ano Novo!
