O projecto “Bernardo Santareno entre nós!” esteve hoje, dia 5 de dezembro, com os alunos do 1º Ciclo da Escola Básica do Combatentes de Santarém, para dar conhecer aos pequenos estudantes a vida e obra do dramaturgo, natural de Santarém, médico e autor de várias obras, entre elas a poesia, a literatura de viagens e o teatro.
A iniciativa contou com a participação da técnica do Município de Santarém, Rita Neves, da contadora de histórias da Livraria Aqui Há Gato, Sofia Vieira, e de Vicente Batalha, com a colaboração de José Gaspar.
A acção é dinamizada através da exposição itinerante “Eu Sou Liberdade- Vida e Obra de Bernardo Santareno” por Vicente Batalha, que apresentou o dramaturgo, pseudónimo literário de António Martinho do Rosário.
Além disso, Sofia Vieira cativou a atenção dos mais jovens com histórias inspiradas na obra “Nos Mares do Fim do Mundo”, de Bernardo Santareno.
Entre 1957 e 1959, o jovem escritor e médico António Martinho do Rosário embarcou como médico da frota bacalhoeira portuguesa na Terra Nova e Gronelândia. Daquilo que vivenciou durante três anos nasceu a sua única obra de prosa e um documento único e ao mesmo tempo épico.
Este evento educativo envolve um total de 130 crianças, do 1º ao 4º ano, e estão agendadas mais duas sessões nos dias 6 e 7 de dezembro, na Escola dos Combatentes, bem como em Vale Figueira, no próximo dia 12 de dezembro.