O projecto “Bernardo Santareno entre nós!” esteve hoje, dia 5 de dezembro, com os alunos do 1º Ciclo da Escola Básica do Combatentes de Santarém, para dar conhecer aos pequenos estudantes a vida e obra do dramaturgo, natural de Santarém, médico e autor de várias obras, entre elas a poesia, a literatura de viagens e o teatro.

A iniciativa contou com a participação da técnica do Município de Santarém, Rita Neves, da contadora de histórias da Livraria Aqui Há Gato, Sofia Vieira, e de Vicente Batalha, com a colaboração de José Gaspar.

A acção é dinamizada através da exposição itinerante “Eu Sou Liberdade- Vida e Obra de Bernardo Santareno” por Vicente Batalha, que apresentou o dramaturgo, pseudónimo literário de António Martinho do Rosário.

Além disso, Sofia Vieira cativou a atenção dos mais jovens com histórias inspiradas na obra “Nos Mares do Fim do Mundo”, de Bernardo Santareno.

Entre 1957 e 1959, o jovem escritor e médico António Martinho do Rosário embarcou como médico da frota bacalhoeira portuguesa na Terra Nova e Gronelândia. Daquilo que vivenciou durante três anos nasceu a sua única obra de prosa e um documento único e ao mesmo tempo épico.

Este evento educativo envolve um total de 130 crianças, do 1º ao 4º ano, e estão agendadas mais duas sessões nos dias 6 e 7 de dezembro, na Escola dos Combatentes, bem como em Vale Figueira, no próximo dia 12 de dezembro.

Leia também...

Décimo almoço reúniu 200 ‘Amigos do Mangusto’

Cerca de 200 ‘Amigos do Mangusto’ reuniram-se no sábado, 4 de Novembro, no Centro Cultural das Fontaínhas e Graínho, no tradicional almoço promovido pelo…

Cartaxo recebeu ação de capacitação cultural

A cidade do Cartaxo recebeu uma ação de capacitação cultural, dinamizada pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo…

Lezíria do Tejo lança passe gratuito para jovens estudantes dos 4 aos 23 anos

A Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT)lançou um passe de rede gratuito para jovens estudantes dos 4 aos 23 anos, permitindo-lhes viajar sem custos…

Câmara e Associação Just a Change visitam habitações, de famílias carenciadas, em reabilitação no concelho da Chamusca

O Município da Chamusca e a associação sem fins lucrativos Just a Change, visitaram na terça-feira, dia 23 de Agosto, as casas que estão…