Um projecto desenvolvido no concelho de Azambuja pretende preservar e divulgar a biodiversidade do Paúl de Manique, uma zona húmida onde se podem encontrar mais de 180 espécies, como lontras, águias e esquilos.

A apresentação do projecto “Paúl Natura-Conhecer para proteger” decorreu hoje e será desenvolvido por quatro entidades até ao dia 15 de Dezembro, nomeadamente a Câmara Municipal de Azambuja, a União de Freguesias de Manique do Intendente, Vila Nova de São Pedro e Maçussa, o Agrupamento de Escolas do Alto de Azambuja e a Cooperativa de Formação e Animação Cultural (COFAC).

O trabalho vai ser desenvolvido no Paúl de Manique do Intendente, localizado na zona norte do concelho de Azambuja e que contempla uma área com cerca de 97 mil metros quadrados e 18 hectares.

Em declarações à agência Lusa, a coordenadora deste projecto, Anabela Cruces, explicou que o trabalho vai desenvolver-se em quatro etapas e que o objectivo final é a criação de uma futura Reserva Natural Local.

“Pretendemos divulgar o património natural, a biodiversidade e a grandiosidade dos recursos que aqui existem como a avifauna, os solos, a água”, explicou.

Anabela Cruces referiu que o projecto prevê a realização de várias acções que passam numa primeira fase por aproximar a comunidade local do Paúl, numa segunda de sensibilizar e formar, uma terceira de divulgar nas redes sociais e numa quarta fase “poder replicar os conhecimentos noutros territórios”.

“Isto é o rastilho para o futuro. O ponto de partida”, sublinhou.

Apesar de ser uma área relativamente pequena, o Paúl de Manique é o habitat de mais 180 espécies, identificadas, que têm sido fotografadas e documentadas pelo fotógrafo Paulo Rocha.

Em declarações à Lusa, Paulo Rocha adianta que no Paúl podem ser observadas espécies como a lontra, a galinha e o frango de água, a águia sapeira, o cágado de carapaça estriada, o esquilo vermelho e o lagostim vermelho, entre outros.

“Existe aqui uma vitalidade e um equilíbrio entre todas as espécies”, sublinhou.

O desenvolvimento do projecto no Paúl de Manique implica um investimento de cerca de 68 mil euros, existindo financiamento comunitário.

1 comentário
  1. Gostaria de felicitar todos os envolvidos no projecto Paúl de Manique do Intendente, particularmente Anabela Cruces pela entrega e dedicação (e os resultados até agora já conquistados) e Paulo Rocha cujas extraordinárias fotografias muito têm contribuído para dar a conhecer este local mágico, cujas fauna e flora eram praticamente desconhecidos da generalidade da população.
    Bem-hajam todos.

Os comentários estão fechados.

Leia também...

GNR de Santarém resgata águia ferida no Sardoal

O Comando Territorial de Santarém, através do Núcleo de Protecção Ambiental (NPA) de Abrantes, no dia 02 de Novembro, procedeu à recolha de um…

Câmara entrega 1170 árvores a famílias e a juntas de freguesia

A Câmara Municipal de Santarém, entregou na sexta-feira, 22 de Novembro, pelas 19 horas, na Casa do Ambiente, 1170 árvores autóctones, para a construção…

Bandeiras da excelência ambiental e da boa acessibilidade hasteadas na Praia Fluvial de Aldeia do Mato

A Bandeira Azul, galardão que atesta a qualidade da água, equipamentos e serviços, atribuída pela Associação Bandeira Azul da Europa, foi hasteada no dia…

Bruxelas dá 80 ME a Portugal para fechar centrais termoeléctricas e reduzir emissões de petroquímicas

A Comissão Europeia propôs esta quarta-feira, 26 de Fevereiro, que Portugal feche as centrais termoeléctricas de Sines e Pego e apoie a redução de…