O projecto “Integrar +”, que pretende promover a integração de famílias carenciadas em situação de desemprego no mercado de trabalho, venceu a 10.ª Edição do Prémio MSD | Maria José Nogueira Pinto, anunciou a organização.
O projecto, a criação de uma lavadaria social, foi desenvolvido pelo Centro Social Paroquial de Santa Margarida de Abrã, (Santarém), e visa “quebrar os ciclos de pobreza que se repetem de geração em geração”.
O “Integrar +” foi pensado para freguesia de Abrã, uma zona rural do interior do concelho de Santarém, pautada pelo isolamento social, envelhecimento e exclusão social, e pretende capacitar 30 famílias de contextos socioeconómicos desfavorecidos com competências de empregabilidade e autonomia, com o propósito de minimizar o problema da exclusão socio-profissional, integrando, pelo menos, 50% no mercado de trabalho no primeiro ano.
Instituído em 2012,o Prémio MSD | Maria José Nogueira Pinto é atribuído anualmente com o valor pecuniário de 10 mil euros ao Grande Vencedor e 1.000 euros a cada uma das Menções Honrosas e pretende distinguir o trabalho desenvolvido por pessoas, individuais ou colectivas, que se tenham destacado no contexto da responsabilidade social.
Nesta edição, o Júri atribuiu ainda quatro Menções Honrosas aos seguintes projetos: “Direito ao Esquecimento”, da Acreditar – Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro, em Lisboa; “Aprender a crescer”, da Associação Mais Proximidade Melhor Vida, em Lisboa; “Unidade de Alzheimer – Dragoeiro”, do Centro Social e Paroquial de São Bento da Ribeira Brava, na Madeira; e “Arte Redonda – espaço de descoberta das Artes Visuais”, da Escola Dramática e Musical de Milheirós Maia, no Porto.
Este ano, o Prémio MSD | Maria José Nogueira Pinto em Responsabilidade Social validou, uma vez mais, dezenas de candidaturas de projetos inseridos em várias áreas de intervenção social, desenvolvidos em território nacional e ilhas.
A Cerimónia Pública de Atribuição da 10.ª Edição do Prémio MSD | Maria José Nogueira Pinto realizou-se hoje, dia 6 de julho, no Centro Cultural de Belém – Auditório Luís de Freitas Branco, pelas 17H00.