A Artemrede lançou na terça-feira o projecto “Compromisso Cultura 2030”, que tem como objectivo envolver os municípios que compõem a rede na discussão alargada sobre o papel da cultura no desenvolvimento sustentável, foi hoje anunciado.

O projecto resultará, segundo a nota divulgada pela rede de cooperação, numa carta de compromisso intermunicipal, que será apresentada publicamente em 2021, com o objectivo de assegurar compromissos de política cultural que cada município assumirá para implementar no seu território.

Estão também previstos laboratórios de desenvolvimento local e ‘workshops’ com as equipas municipais para análise da sua realidade actual.

O processo de trabalho, que é coordenado por uma equipa especializada com sessões em cada uma das autarquias, é inspirado nos princípios e na metodologia da Agenda 21 (adoptada pelas Nações Unidas) da Cultura e envolverá mais de 400 pessoas a nível nacional.

Paralelamente, o projecto vai dinamizar os LABS 2030, encontros entre autarcas, especialistas e cidadãos em torno de um tema de interesse para o desenvolvimento local.

O primeiro LAB acontecerá em Abrantes, já em Setembro, seguindo-se Moita e Sesimbra até final do ano.

Todo o projecto pode ser acompanhado publicamente através no endereço www.cultura2030.pt.

Para a directora executiva da Artemrede, Marta Martins, citada na nota, “esta é uma oportunidade única para todos os municípios fazerem um balanço das suas políticas culturais e assumirem acções concretas para o futuro”.

No seu entender, trata-se de “um processo alargado de reflexão e discussão” que se espera que “resulte em compromissos reais a serem implementados a curto, médio e longo prazo”.

A Artemrede é um projecto de cooperação cultural e territorial que actua, desde 2005, nas áreas da programação em rede, do apoio à criação, da formação e da mediação cultural, e que é actualmente constituída por 18 associados: os municípios de Abrantes, Alcanena, Alcobaça, Almada, Barreiro, Lisboa, Moita, Montemor-o-Novo, Montijo, Oeiras, Palmela, Pombal, Santarém, Sesimbra, Sobral de Monte-Agraço, Tomar, Torres Vedras e a cooperativa Rumo.

Leia também...

Duas crianças resgatadas do Rio Tejo por populares em Santarém

Duas crianças foram resgatadas por populares do Rio Tejo na tarde deste sábado, 30 de Maio, na localidade da Ribeira de Santarém, Santarém. Segundo…

Cartaxo e Salvaterra de Magos querem alargar ponte D. Amélia

As Câmaras do Cartaxo e de Salvaterra de Magos querem que a Infraestruturas de Portugal (IP) avalie “a possibilidade técnica de alargar a plataforma…

Ricardo Gonçalves em grande entrevista ao Correio do Ribatejo

A meio deste ciclo autárquico, Ricardo Gonçalves apresentou um “orçamento de concretização” que assenta em seis eixos estruturais prometendo intervenções de vulto no Centro…

C/FOTOS | Almeirim iniciou desinfecção de espaços públicos

A Câmara e as Juntas de Freguesia do concelho de Almeirim, iniciaram na noite de sexta-feira, 20 de Março, a desinfecção de espaços públicos,…