O projecto Universidade Sénior Virtual (USV) da Rede de Universidades Seniores (RUTIS) foi um dos projectos vencedores do programa ‘Mais Ajuda’, promovido pelo Lidl, que distribui 333 mil euros para projectos de inovação social para seniores.
O USV nasceu depois da suspensão das actividades físicas da universidade da 3ª idade, decorrente do confinamento com a pandemia. O projecto garante, de forma gratuita, que qualquer pessoa com mais de 50 anos, possa ter recurso a aulas e cursos online, conferências e outras actividades sócio-culturais. O USV teve 1678 inscritos em 2021 e 18 aulas, com uma média de 55 alunos por aula.
O programa ‘Mais Ajuda’ recebeu mais de 700 candidaturas, destas foram escolhidas 10 finalistas e no dia 25 de Março foram anunciados os cinco vencedores onde se inclui o USV.
O júri do programa era constituído por Vanessa Romeu (Lidl), Pedro Rocha Vieira (co-fundador e CEO da Beta-i), Isabel Figueiredo (Rádio Renascença), Filipe Almeida (Presidente da Estrutura de Missão Portugal Inovação Social) e Luís Jerónimo (Diretor dos Programas Gulbenkian Coesão e Integração Social e Gulbenkian Sustentabilidade da Fundação Calouste Gulbenkian).
Este programa visa não só procurar novas respostas ao desafio do envelhecimento feliz, como desafiar o terceiro sector a desenvolver e aprofundar boas práticas, aproximando duas realidades distintas – IPSS’s – Instituições Particulares de Solidariedade Social (ou equiparadas) e Startups (ou empresas de empreendedorismo social) que tenham em comum projectos/ serviços de apoio a idosos.