A Proteção Civil ativou hoje o alerta vermelho para a bacia do Tejo devido à subida abrupta do caudal, provocada pelas descargas das barragens, o que coloca em risco zonas ribeirinhas e impõe medidas preventivas no distrito de Santarém.

“Até às 05h00 tínhamos apenas informações sobre caudais que seriam debitados nas barragens do Fratel, Pracana e Castelo de Bode, com um acumulado em Almourol de cerca de 3.500 metros cúbicos por segundo [m³/s]. Durante a madrugada, o cenário inverteu-se e já ultrapassámos 7.400 m³/s. Por isso, foi decretado o alerta vermelho”, disse à Lusa o presidente da Comissão Distrital de Proteção Civil de Santarém, Manuel Jorge Valamatos.

O agravamento do estado de alerta para nível vermelho, o mais elevado de uma escala de quatro, indica risco extremo de inundações e cheias significativas devido ao mau tempo, à subida dos caudais e às descargas das barragens, com possibilidade de inundação de áreas habitualmente críticas, deslizamentos de terras e derrocadas, e implica a mobilização imediata de meios de proteção civil.

“Desde as 9h00 estamos a trabalhar com todas as estruturas de proteção civil, GNR e PSP para regular trânsitos e minimizar prejuízos a bens e pessoas. As previsões indicam que os caudais vão continuar a subir nas próximas horas”, acrescentou Valamatos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Leia também...

Rede de transportes públicos do Médio Tejo adequada ao período de férias escolares

A rede de serviços essenciais de transporte público nos municípios do Médio Tejo conta, no período de férias escolares, com cerca de 96 circulações…

Feira de Antiguidades e Velharias no Entroncamento

A Feira de Antiguidades e Velharias realiza-se no próximo domingo, dia 11 de junho, na Praça Salgueiro Maia, no Entroncamento. O evento, decorre entre…

Arrancou o ano lectivo na Universidade Sénior de Salvaterra de Magos

Já arrancou o ano lectivo 2023/ 2024 da Universidade Sénior do concelho de Salvaterra de Magos para mais de 130 alunos e cerca de…

Sistema partilhado de Bicicletas volta ao Entroncamento

Foi retomado hoje, dia 30 de janeiro, o sistema partilhado de bicicletas, BUE – Bicicletas Urbanas do Entroncamento. O sistema nos últimos meses foi…