O Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém lançou um aviso devido ao aumentos dos níveis de caudais no rio Tejo, devido à elevada precipitação que tem vindo a ocorrer e também do aumento dos caudais debitados pelas barragens.
Durante uma reunião realizada na manhã desta sexta-feira, 20 de Dezembro, no CDOS de Santarém, a Comissão Distrital de Proteção Civil decidiu activar o Plano Especial de Cheias para a Bacia do Tejo no nível Amarelo.
As previsões do Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA) apontam que esta sexta-feira, dia 20 de Dezembro, ocorra novo episódio de forte precipitação entre as 12h00 e as 18h00, sendo expectável um agravamento dos caudais do Tejo nas próximas 24 horas.
Mesmo perante esta situação, o CDOS de Santarém adianta que não está previsto, para já, que o rio Tejo transvase as suas margens, mantendo-se dentro do leito.
Apesar disso, as zonas que se situam dentro desse leito, e que são normalmente utilizadas pelas populações podem ser afectadas, com potencial impacto nas zonas ribeirinhas.
No concelho de Santarém existe a probabilidade de submersão, da Estrada Nacional 365 em Ponte do Alviela, da Estrada Municipal que liga Ribeira de Santarém a Vale de Figueira, da EN 365 em Palhais/Ribeira de Santarém e do parque de estacionamento da Ribeira de Santarém.
A Proteção Civil garante que já estão a ser tomadas medidas de proteção e antecipação, tais como: Os Serviços Municipais de Proteção Civil estarem mobilizados para garantir a monitorização das zonas potencialmente inundáveis pelos caudais anteriormente referidos;
É ainda recomendado que as populações que retirem os seus bens e haveres que poderão estar ainda na zona do leito do rio Tejo, potencialmente inundável, com particular destaque para animais;
Em articulação com toda a rede de proteção civil, vai ser mantida uma apertada monitorização sobre as zonas historicamente inundáveis.
1 comment
Comments are closed.