Mais de uma centena de agentes da PSP está hoje a realizar uma concentração na Praça do Município, em Santarém, em protesto por melhores condições de trabalho e salários.

O protesto dos profissionais da PSP, que tinha começado no início desta semana com a paragem dos carros de patrulha, em Lisboa, alastrou-se agora para outros pontos do país.

Os agentes da autoridade exigem aumentos salariais, valorização da profissão e melhoria das condições de trabalho.

Ao Correio do Ribatejo, o Comissário Nuno Ferreira diz que esta vigília “é um grito de revolta: É dizer um basta em relação à situação a que chegámos”.

https://soundcloud.com/filipe-miguel-mendes/nuno-ferreira-comissario-da-psp?si=22e00c0b62d04c83877d944264591bca&utm_source=clipboard&utm_medium=text&utm_campaign=social_sharing

Os agentes queixam-se de discriminação, depois do Governo ter atribuído um suplemento de missão apenas à Polícia Judiciária. Concordam com a atribuição do suplemento, mas sublinham que devia haver equidade para todas as forças de autoridade.

“Os polícias estão descontentes. Temos, na PSP, estatuto aprovado desde 2015, mas a matéria dos suplementos remuneratórios ainda não está regulamentada”, afirmou.

Além da questão salarial, queixam-se também das más condições de trabalho, nomeadamente na frota, do material – que está obsoleto – e nos balneários das esquadras.

Para este representante do Sindicato dos Profissionais da Polícia, este protesto é uma tentativa de “construir um futuro mais seguro para Portugal”, uma vez que a melhoria das “condições socioprofissionais dos polícias”, reflecte-se “na segurança das pessoas”.

Leia também...

Mais de 70 grupos organizados já inscritos para peregrinação a Fátima

A uma semana das cerimónias, mais de 70 grupos organizados estão já inscritos no Santuário de Fátima para a Peregrinação Internacional Aniversária de 12…

Todos à Covilhã apoiar a União de Santarém

A UD Santarém, em parceria com o Município de Santarém, irá oferecer transporte gratuito aos adeptos do clube scalabitano que queiram ir assistir ao…

Centro de Bem Esta Social de Vale de Figueira assinala 21º aniversário

O Centro de Bem Estar Social de Vale de Figueira (CBESVF) assinalou esta segunda-feira, dia 28 de Maio, o seu 21º aniversário. Inaugurado em…

356 esterilizações e 242 animais adotados em 2021 no canil intermunicipal de Torres Novas

O Canil e Gatil Intermunicipal de Torres Novas recolheu, em 2021, 282 animais, esterilizou 356 e acompanhou 242 processos de adoção nos quatro concelhos…