Mais de uma centena de agentes da PSP está hoje a realizar uma concentração na Praça do Município, em Santarém, em protesto por melhores condições de trabalho e salários.

O protesto dos profissionais da PSP, que tinha começado no início desta semana com a paragem dos carros de patrulha, em Lisboa, alastrou-se agora para outros pontos do país.

Os agentes da autoridade exigem aumentos salariais, valorização da profissão e melhoria das condições de trabalho.

Ao Correio do Ribatejo, o Comissário Nuno Ferreira diz que esta vigília “é um grito de revolta: É dizer um basta em relação à situação a que chegámos”.

https://soundcloud.com/filipe-miguel-mendes/nuno-ferreira-comissario-da-psp?si=22e00c0b62d04c83877d944264591bca&utm_source=clipboard&utm_medium=text&utm_campaign=social_sharing

Os agentes queixam-se de discriminação, depois do Governo ter atribuído um suplemento de missão apenas à Polícia Judiciária. Concordam com a atribuição do suplemento, mas sublinham que devia haver equidade para todas as forças de autoridade.

“Os polícias estão descontentes. Temos, na PSP, estatuto aprovado desde 2015, mas a matéria dos suplementos remuneratórios ainda não está regulamentada”, afirmou.

Além da questão salarial, queixam-se também das más condições de trabalho, nomeadamente na frota, do material – que está obsoleto – e nos balneários das esquadras.

Para este representante do Sindicato dos Profissionais da Polícia, este protesto é uma tentativa de “construir um futuro mais seguro para Portugal”, uma vez que a melhoria das “condições socioprofissionais dos polícias”, reflecte-se “na segurança das pessoas”.

Leia também...

Compal inaugura espaço lúdico para promoção da reciclagem juntos dos mais novos (galeria de fotos)

A SUMOL+COMPAL inaugurou a Academia da Reciclagem, na unidade de produção de Almeirim, com o objectivo de sensibilizar os mais novos para a importância…

“Nau Nau Maria”, a anti-epopeia dos descobrimentos portugueses, apresenta-se no Sardoal

Um novo olhar sobre os feitos dos navegadores portugueses, desconstruindo ideias pré-concebidas, enquanto se oferece ao público uma versão nada romantizada da época dos…

Ministro da Agricultura acredita que apoios comunitários ao sector se manterão na nova PAC

O ministro da Agricultura disse esta sexta-feira, 14 de Junho, em Santarém, que a manutenção do financiamento da Política Agrícola Comum (PAC) ao nível…

Campo Maior homenageia empresário Rui Nabeiro um ano após a sua morte

O primeiro aniversário da morte de Rui Nabeiro é assinalado na terça-feira em Campo Maior (Portalegre), vila que perdeu a sua “maior referência”, o…