Mais de uma centena de agentes da PSP está hoje a realizar uma concentração na Praça do Município, em Santarém, em protesto por melhores condições de trabalho e salários.

O protesto dos profissionais da PSP, que tinha começado no início desta semana com a paragem dos carros de patrulha, em Lisboa, alastrou-se agora para outros pontos do país.

Os agentes da autoridade exigem aumentos salariais, valorização da profissão e melhoria das condições de trabalho.

Ao Correio do Ribatejo, o Comissário Nuno Ferreira diz que esta vigília “é um grito de revolta: É dizer um basta em relação à situação a que chegámos”.

https://soundcloud.com/filipe-miguel-mendes/nuno-ferreira-comissario-da-psp?si=22e00c0b62d04c83877d944264591bca&utm_source=clipboard&utm_medium=text&utm_campaign=social_sharing

Os agentes queixam-se de discriminação, depois do Governo ter atribuído um suplemento de missão apenas à Polícia Judiciária. Concordam com a atribuição do suplemento, mas sublinham que devia haver equidade para todas as forças de autoridade.

“Os polícias estão descontentes. Temos, na PSP, estatuto aprovado desde 2015, mas a matéria dos suplementos remuneratórios ainda não está regulamentada”, afirmou.

Além da questão salarial, queixam-se também das más condições de trabalho, nomeadamente na frota, do material – que está obsoleto – e nos balneários das esquadras.

Para este representante do Sindicato dos Profissionais da Polícia, este protesto é uma tentativa de “construir um futuro mais seguro para Portugal”, uma vez que a melhoria das “condições socioprofissionais dos polícias”, reflecte-se “na segurança das pessoas”.

Leia também...

Ameaça funcionários de empresa de energia com arma de fogo e acaba detido com 62 quilos de cannabis

Na passada quinta-feira em Torres Novas, na sequência de ameaça com arma de fogo a funcionários de uma empresa de fornecimento de energia, foi…

Sismo de magnitude 3,5 na escala de Richter sentido em Rio Maior

Um sismo de 3,5 na escala de richter foi registado às 22h08 desta sexta-feira, 12 de Fevereiro, em Rio Maior e sentido um pouco…

Vários arguidos em operação da GNR por exportação de cães para o estrangeiro

Nove suspeitos e três pessoas coletivas foram constituídos arguidos por crimes relacionados com a exportação de cães para o estrangeiro nos distritos de Braga,…

Três estrangeiros identificados na Rodoviária obrigados a abandonar o país

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) identificou três cidadãos estrangeiros em situação irregular no país, na última semana, após uma fiscalização ao Terminal…