Mais de uma centena de agentes da PSP está hoje a realizar uma concentração na Praça do Município, em Santarém, em protesto por melhores condições de trabalho e salários.

O protesto dos profissionais da PSP, que tinha começado no início desta semana com a paragem dos carros de patrulha, em Lisboa, alastrou-se agora para outros pontos do país.

Os agentes da autoridade exigem aumentos salariais, valorização da profissão e melhoria das condições de trabalho.

Ao Correio do Ribatejo, o Comissário Nuno Ferreira diz que esta vigília “é um grito de revolta: É dizer um basta em relação à situação a que chegámos”.

https://soundcloud.com/filipe-miguel-mendes/nuno-ferreira-comissario-da-psp?si=22e00c0b62d04c83877d944264591bca&utm_source=clipboard&utm_medium=text&utm_campaign=social_sharing

Os agentes queixam-se de discriminação, depois do Governo ter atribuído um suplemento de missão apenas à Polícia Judiciária. Concordam com a atribuição do suplemento, mas sublinham que devia haver equidade para todas as forças de autoridade.

“Os polícias estão descontentes. Temos, na PSP, estatuto aprovado desde 2015, mas a matéria dos suplementos remuneratórios ainda não está regulamentada”, afirmou.

Além da questão salarial, queixam-se também das más condições de trabalho, nomeadamente na frota, do material – que está obsoleto – e nos balneários das esquadras.

Para este representante do Sindicato dos Profissionais da Polícia, este protesto é uma tentativa de “construir um futuro mais seguro para Portugal”, uma vez que a melhoria das “condições socioprofissionais dos polícias”, reflecte-se “na segurança das pessoas”.

Leia também...

Espaço exterior da Escola EB1 de Almoster vai ser requalificado

A Câmara de Santarém vai promover um investimento de mais 80 mil euros na requalificação do espaço exterior da EB1 de Almoster. O investimento…

Oito pessoas esfaqueadas em centro de tratamento de toxicodependência em Santarém

Oito pessoas ficaram hoje feridas na sequência de um ataque com arma branca ocorrido nas instalações da Associação Pica Pau, um centro de tratamento…

Ceia da Silva reeleito para mais um mandato à frente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo

António Ceia da Silva foi reeleito como Presidente da Turismo do Alentejo / Ribatejo, na sequência do acto eleitoral decorrido ontem, 12 de Julho,…

Agrupamento de Escolas da Chamusca adere à iniciativa “Aulas na Natureza”

No âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da Lezíria do Tejo (PIICIELT), o Agrupamento de Escolas da Chamusca (AE…