Mais de uma centena de agentes da PSP está hoje a realizar uma concentração na Praça do Município, em Santarém, em protesto por melhores condições de trabalho e salários.

O protesto dos profissionais da PSP, que tinha começado no início desta semana com a paragem dos carros de patrulha, em Lisboa, alastrou-se agora para outros pontos do país.

Os agentes da autoridade exigem aumentos salariais, valorização da profissão e melhoria das condições de trabalho.

Ao Correio do Ribatejo, o Comissário Nuno Ferreira diz que esta vigília “é um grito de revolta: É dizer um basta em relação à situação a que chegámos”.

https://soundcloud.com/filipe-miguel-mendes/nuno-ferreira-comissario-da-psp?si=22e00c0b62d04c83877d944264591bca&utm_source=clipboard&utm_medium=text&utm_campaign=social_sharing

Os agentes queixam-se de discriminação, depois do Governo ter atribuído um suplemento de missão apenas à Polícia Judiciária. Concordam com a atribuição do suplemento, mas sublinham que devia haver equidade para todas as forças de autoridade.

“Os polícias estão descontentes. Temos, na PSP, estatuto aprovado desde 2015, mas a matéria dos suplementos remuneratórios ainda não está regulamentada”, afirmou.

Além da questão salarial, queixam-se também das más condições de trabalho, nomeadamente na frota, do material – que está obsoleto – e nos balneários das esquadras.

Para este representante do Sindicato dos Profissionais da Polícia, este protesto é uma tentativa de “construir um futuro mais seguro para Portugal”, uma vez que a melhoria das “condições socioprofissionais dos polícias”, reflecte-se “na segurança das pessoas”.

Leia também...

Cartaxo promove campanha de solidariedade de recolha de bens para a população da Ucrânia

A Câmara Municipal do Cartaxo em articulação com a comunidade ucraniana residente no concelho, está a promover uma campanha de solidariedade a favor da…

Tomar investe cerca de 7 ME na requalificação de duas escolas

A Câmara de Tomar vai investir cerca de 7 milhões de euros (ME) na requalificação do Jardim Escola Raul Lopes e da Escola Básica…

Município de Ourém tem a dívida mais baixa desde 2002

O Município de Ourém aprovou na segunda-feira, 15 de Junho, o Relatório de Gestão e Prestação de Contas do Município referente a 2019, com…

Avisos amarelo e laranja devido ao calor em quase todo o território no fim de semana

Quase todo o território de Portugal continental vai estar sob aviso amarelo por causado calor no fim de semana, sendo agravado, para laranja, em…