Os professores iniciam hoje uma nova greve, que vai durar até quinta-feira e terminar com uma manifestação nacional, para exigir que nove anos, quatro meses e dois dias de trabalho sejam contabilizados na progressão de carreira.

As negociações para a recuperação do tempo de serviço congelado foi um dos temas que marcou o debate com os deputados do PCP, Bloco de Esquerda e Os Verdes a defenderem a recuperação integral, para efeitos de contagem de tempo de carreira, dos anos de serviço que trabalharam.

De acordo com a plataforma que reúne todos os sindicatos de professores, à excepção do recém-criado Sindicato de Todos os Professores (S.T.O.P), os docentes que queiram podem fazer greve na totalidade ou em apenas alguns destes dias.

Hoje, a greve deverá afectar sobretudo as escolas dos distritos de Lisboa, Santarém e Setúbal , e na terça-feira os distritos Portalegre, Évora, Beja e Faro.

No dia 3 de Outubro, o protesto afectará Coimbra, Aveiro, Leiria, Viseu, Guarda e Castelo Branco e no dia 4 Porto, Braga, Viana do Castelo, Vila Real e Bragança.

Os professores dos Açores assim como os docentes em exercício de funções no Ensino Português no Estrangeiro também participam na contestação.

Os motivos da greve prendem-se não apenas com a recuperação integral do tempo de serviço, mas também com a necessidade de resolver a questão da aposentação, da sobrecarga horária e da precariedade.

Os sindicatos lembram que neste caso não há lugar à fixação de serviços mínimos.

Leia também...

Santarém vê aprovado projecto de quase um milhão de euros nos Bairros Comerciais Digitais

O Município de Santarém esteve presente na apresentação dos Bairros Comerciais Digitais que decorreu na manhã do dia 06 de Setembro, no Palácio da…

Webinar “Acesso aos Produtos de Apoio” em Santarém

A Comissão Municipal de Proteção das Pessoas Idosas e/ou Dependentes do Município de Santarém realiza, no próximo dia 9 de Junho, entre as 10h00…

CIM da Lezíria, Médio Tejo e Oeste saúdam anúncio de proposta de NUT II pelo Governo

As comunidades intermunicipais da Lezíria, Médio Tejo e Oeste saúdam o anúncio da proposta de criação da nova NUT (Nomenclatura das Unidades Territoriais para…

Município da Chamusca e Academia Faz Acontecer promovem Concurso Municipal

O Cineteatro da Chamusca vai receber no dia 14 de Junho, pelas 18h00, a 5ª edição do Concurso Municipal da Academia Faz Acontecer da…