Os professores iniciam hoje uma nova greve, que vai durar até quinta-feira e terminar com uma manifestação nacional, para exigir que nove anos, quatro meses e dois dias de trabalho sejam contabilizados na progressão de carreira.

As negociações para a recuperação do tempo de serviço congelado foi um dos temas que marcou o debate com os deputados do PCP, Bloco de Esquerda e Os Verdes a defenderem a recuperação integral, para efeitos de contagem de tempo de carreira, dos anos de serviço que trabalharam.

De acordo com a plataforma que reúne todos os sindicatos de professores, à excepção do recém-criado Sindicato de Todos os Professores (S.T.O.P), os docentes que queiram podem fazer greve na totalidade ou em apenas alguns destes dias.

Hoje, a greve deverá afectar sobretudo as escolas dos distritos de Lisboa, Santarém e Setúbal , e na terça-feira os distritos Portalegre, Évora, Beja e Faro.

No dia 3 de Outubro, o protesto afectará Coimbra, Aveiro, Leiria, Viseu, Guarda e Castelo Branco e no dia 4 Porto, Braga, Viana do Castelo, Vila Real e Bragança.

Os professores dos Açores assim como os docentes em exercício de funções no Ensino Português no Estrangeiro também participam na contestação.

Os motivos da greve prendem-se não apenas com a recuperação integral do tempo de serviço, mas também com a necessidade de resolver a questão da aposentação, da sobrecarga horária e da precariedade.

Os sindicatos lembram que neste caso não há lugar à fixação de serviços mínimos.

Leia também...

Dezenas de barcos e milhares de pessoas esperados na tradicional bênção em Constância

Cerca de 50 embarcações engalanadas e milhares de pessoas são esperadas no fim de semana da Páscoa em Constância, nas festas do concelho e…

Despiste faz dois feridos

Um casal de idosos, com cerca de 70 anos, sofreu esta quinta-feira à tarde um acidente junto à saída do IC10, na penúltima curva…

Arte rupestre coloca Mação no centro da agenda científica europeia

O concelho de Mação será anfitrião, nos dias 11 e 12 de Dezembro, de dois eventos internacionais dedicados à Arte Rupestre Pré-Histórica, que coincidem…

Santarém celebra festas da cidade online

As tradicionais Festas de S. José, que assinalam o feriado municipal de Santarém vão decorrer este ano online de sexta-feira, dia 19 até 26…