Agricultores do Ribatejo e Oeste voltaram a concentrar-se pelas 16:00 de hoje na Ponte da Chamusca, após uma breve arruada junto a um acesso da Autoestrada 23 (A23), sem provocar o corte da via, informou o Movimento Civil de Agricultores.

Os agricultores “acataram pacificamente a sugestão da GNR, com quem tiveram reuniões durante a manhã, no sentido de fazer uma arruada numa estrada próxima de acessos à A23, mas sem entrar na autoestrada”, explicou à Lusa Nuno Mayer, um dos agricultores que aderiu ao protesto do Movimento Civil de Agricultores, sublinhando “o bom senso e entendimento” entre os manifestantes e as forças de segurança, com as quais “houve coordenação”.

Nuno Mayer assegurou à Lusa não ter havido “qualquer incentivo ao corte da autoestrada”, ainda que durante sensivelmente 40 minutos o trânsito tenha sido condicionado, com a circulação a ser controlada pelas autoridades, que não permitiram aos agricultores cortar a via ao trânsito.

Segundo o agricultor, “por sugestão da GNR foi decidido voltar à ponte da Chamusca”, onde os manifestantes já tinham estado concentrados durante a manhã.

“Sendo um dos principais eixos que divide o Tejo, a concentração teve a exposição e visibilidade que se pretendia”, cumprindo o objetivo de demonstrar “o descontentamento do setor, mas também a união entre os agricultores”, acrescentou.

O protesto é uma iniciativa do Movimento Civil de Agricultores, que na quarta-feira divulgou um comunicado explicando que agricultores de diversos pontos do país se concentrariam em vários locais, reclamando o direito à alimentação adequada, condições justas e a valorização da atividade.

“As dificuldades que o setor atravessa podem ainda ser mais agravadas com a integração das Direções Regionais de Agricultura e Pescas (DRAP) nas Comissões de Coordenação e Desenvolvimento”, decretada pelo Governo e que “vai acabar com a proximidade que existia, tornando ainda mais morosos os processos”.

O protesto dos agricultores do Ribatejo e Oeste vai manter-se na ponte da Chamusca pelo menos até ao final do dia de hoje, admitindo os manifestantes que se possa prolongar por tempo indeterminado.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

O amargo Verão dos nossos amigos de quatro patas

Com a chegada do Verão, os corações humanos aquecem com a promessa…