Foto de arquivo

A Federação Portuguesa de Tauromaquia (ProToiro) vai avançar com a impugnação do valor do IVA na tauromaquia e com uma queixa na Comissão Europeia, exigindo que a taxa passe de 23% para 6%, foi hoje anunciado.

Em comunicado, a ProToiro sublinha a “coligação negativa” entre PS e BE, que “impediu” na terça-feira, na Assembleia da República, a aprovação das propostas apresentadas pelo CDS-PP e Chega para o regresso do IVA aos 6%, no Orçamento do Estado para o próximo ano.

“Nas votações ocorridas na noite de ontem [terça-feira], no âmbito do Orçamento do Estado para 2021, apesar dos apoios de PSD, PCP, Chega e CDS à descida do IVA na tauromaquia, os votos de PS e BE impediram que a tauromaquia voltasse a ser taxada com um IVA de 6%, em igualdade com as restantes áreas culturais”, lê-se no documento.

A ProToiro recorda que tem vindo a preparar nos últimos meses um “conjunto de ações legais” que vão avançar “em breve”, com vista à obtenção da declaração de “ilegalidade” da atual taxa de IVA de 23%.

A federação taurina defende que o IVA para o setor deve voltar aos 6%, sendo este um “direito”, sublinhando ainda que a tauromaquia mobiliza “cerca de meio milhão de espetadores” em corridas de toiros e “mais 2,5 milhões” nas tauromaquias populares.

“A ProToiro irá avançar com a impugnação do IVA cobrado em espetáculos tauromáquicos em 2020 junto da Autoridade Tributária, por manifesta ilegalidade, e, além disso, irá também avançar com uma queixa junto da Comissão Europeia sobre a alteração da taxa de IVA aplicável aos espetáculos tauromáquicos”, lê-se no documento.

“O IVA é um imposto de base europeia, sendo que os Estados-Membros estão obrigados ao cumprimento das normas relativas a este imposto, o que foi violado com a criação de uma discriminação contra a tauromaquia, distorcendo a concorrência entre espetáculos culturais”, acrescenta.

Leia também...

PSP e ASAE aplicam multas em fiscalização a estabelecimentos comerciais em Santarém

A Polícia de Segurança Pública de Santarém e a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) aplicaram, no dia 23 de Outubro, três autos…

Motociclistas prestam homenagem aos profissionais do Hospital de Santarém

Cerca de 200 motociclistas prestaram homenagem aos profissionais de saúde que estão na linha da frente no combate à Covid-19, no passado dia 7…

Hospital de Santarém com 14 profissionais infectados

O Hospital Distrital de Santarém (HDS) tem actualmente 14 profissionais infectados, entre os quais três médicos e seis enfermeiros, de acordo com informação divulgada…

VÍDEO | Habitação tomada pelas chamas em Moçarria

Uma habitação unifamiliar foi totalmente tomada pelas chamas na tarde de quinta-feira, 26 de Novembro, no centro da freguesia da Moçarria, concelho de Santarém.…