O PROVE- Promover e Vender, celebra hoje, dia 10 de Setembro, 11 anos presentes no Ribatejo Interior, baseando-se numa metodologia que promove novas formas de comercialização de circuito curto, contribuindo assim de forma significativa para o escoamento dos produtos locais.

Opera de forma simples e prática, através de um grupo de pequenos produtores agrícolas, que fornece semanalmente cabazes de produtos hortofrutícolas a consumidores antecipadamente inscritos.

Actualmente são três os produtores que fornecem os cabazes PROVE, Simão Pita, Márcia Louro e Lurdes Caetano, todos surgem no núcleo de produtores em momentos distintos, mas ambos com a mesma intenção, trazer o que de melhor a terra oferece à comunidade do Ribatejo Interior, produtos hortofrutícolas de qualidade a um valor íntegro para o próprio produtor, promovendo simultaneamente o desenvolvimento do território rural. S

e produz fruta ou produtos hortofrutícolas e gostava de escoar o excedente da sua produção, tem no núcleo PROVE Ribatejo Interior a oportunidade ideal para o fazer, bastando contactar a entidade coordenadora deste projecto, a TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior.

No Ribatejo Interior há duas opções de escolha dos cabazes PROVE, o primeiro com um peso entre 7 a 9 kg por um valor de 11 euros e outro com 5 a 7 kg por 7 euros, ambos apresentam exclusivamente produtos da época, produzidos localmente. A entrega dos cabazes é feita à sexta-feira entre as 17h00 e as 19h00, no Mercado Diário de Abrantes.

O consumidor tem, assim, a possibilidade de provar um conjunto de produtos variados de hortofrutícolas, sendo necessário inscrever-se para receber o cabaz através da plataforma prove.com.pt, ou contactar o Núcleo de Produtores PROVE do Ribatejo Interior pelo telemóvel 962301901 ou pelos emails encomendas.abrantes@prove.com.pt ou simaopita65@gmail.com.

No decorrer dos 11 anos a TAGUS já teve a funcionar dois núcleos de produtores no Ribatejo Interior, por onde já passaram 22 produtores, que comercializaram mais de 16 mil e quinhentos cabazes a 150 consumidores, resultando num volume de facturação de aproximadamente 139 mil euros, revelando-se este projecto como uma importante forma de alavancar a economia local.

Leia também...

Surto de Covid-19 já está a ter consequências na hotelaria de Fátima

A presidente da Associação Empresarial Ourém-Fátima (ACISO), Purificação Reis, reconheceu que o…

Cerca de 300 motoristas reuniram no 1º Congresso Nacional em Santarém

O 1.º Congresso Nacional dos Motoristas aprovou no sábado, 6 de Julho,…

Entroncamento prevê instalar 22 postos de carregamento para carros eléctricos

A Câmara do Entroncamento assinou um protocolo para a instalação de 22…

Investimento em luminárias LED permite poupança anual de 2,7ME na Lezíria do Tejo

Instaladas de 73.519 luminárias LED na região.