O próximo ano lectivo tem início entre 14 e 17 de Setembro e termina entre 07 e 30 de Junho de 2022, dependendo do grau de ensino, informou o Ministério da Educação, em comunicado.

Para os alunos do ensino público pré-escolar, básico e secundário as aulas começam entre 14 e 17 de Setembro e terminam em 07 de Junho para o 9.º, 11.º e 12.º anos de escolaridade.

O final das actividades lectivas para o 5.º, 6.º, 7.º, 8.º e 10.º anos está agendado para 15 de Junho e no ensino pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico as aulas terminam em 30 de Junho.

De acordo com o calendário, as interrupções das actividades educativas e lectivas decorrem entre 20 e 31 de dezembro, entre 28 de Fevereiro e 02 de Março e entre 06 e 18 de Abril.

Segundo o comunicado, no caso dos estabelecimentos particulares de ensino especial as aulas começam entre 02 e 07 de Setembro até 29 de dezembro e são retomadas em 03 de Janeiro, até 30 de Junho.

As férias, nas escolas particulares de ensino especial, decorrem entre 20 e 24 de dezembro, entre 28 de Fevereiro e 02 de Março e entre 11 e 18 de Abril.

As provas de aferição para o ensino básico estão marcadas para entre os dias 02 de Maio e 20 de Junho.

Já as provas finais de ciclo para o 9.º ano estão agendadas para os dias 17, 21 e 23 de Junho, na primeira fase, e para 20 e 22 de Julho a segunda fase.

Os exames nacionais para os alunos do ensino secundário decorrem entre 17 de Junho e 06 de Julho na primeira fase e entre 21 e 27 de Julho na segunda fase.

Segundo a tutela, o calendário escolar prevê a adopção de uma organização semestral do ano lectivo, de acordo com a medida prevista no plano 21-23 Escola +, com vista à recuperação das aprendizagens prejudicadas pela pandemia.

As escolas com plano de inovação no âmbito da autonomia e flexibilidade curricular “podem estabelecer regras próprias relativas à organização do ano escolar, designadamente no que respeita aos períodos lectivos”, acentua o Ministério da Educação, na mesma nota divulgada.

Leia também...

Finalistas de 68/69 encontram-se 50 anos depois no Liceu Sá da Bandeira

Os finalistas de 68/69 do Liceu Nacional de Santarém promoveram no passado sábado, 25 de Maio, o seu XIII Encontro. Este ano, celebraram os…

Investimento de 2,1 ME cria residência para estudantes em Rio Maior

A Câmara de Rio Maior inaugurou no passado sábado (dia 28 de Setembro) uma nova residência para estudantes, com capacidade para 62 camas, num…

Politécnicos da região integram Rede de Voluntariado no Ensino Superior

Os Politécnicos de Santarém e Tomar integram a Rede de Voluntariado no Ensino Superior (R-VES), sendo uma das 15 Instituições de Ensino Superior (IES)…

Escola Superior de Educação de Santarém com curso pioneiro em Portugal para portadores de deficiência intelectual

Foi apresentado na manhã desta sexta-feira, dia 28 de Setembro, o curso que a Escola Superior de Educação de Santarém vai ministrar em Literacia…