O presidente da Câmara de Vila Nova da Barquinha, Manuel Mourato (PS), revelou hoje que chegou a um entendimento com o PSD e que a vereadora social-democrata irá assumir pelouros para garantir “estabilidade governativa” no município.

“Decidi convidar para a formação do executivo municipal com pelouros a colaboração da vereadora eleita pelo PSD, com quem partilho a vontade de garantir estabilidade governativa e assegurar uma gestão eficaz”, afirma Manuel Mourato, citado num comunicado.

Apesar da vitória nas autárquicas de 12 de Outubro, o PS não alcançou a maioria no executivo municipal, tendo Manuel Mourato sido eleito novo presidente da Câmara Municipal com 31,64% dos votos, assegurando dois mandatos. O Chega conquistou 29,14% dos votos e elegeu dois vereadores, enquanto o PSD garantiu um vereador, com 14,73% dos votos.

Segundo o autarca de Vila Nova da Barquinha, no distrito de Santarém, a opção reflete “um compromisso com a governabilidade, a cooperação democrática e a procura de soluções que sirvam os interesses de todos os cidadãos”.

Na tomada de posse dos novos órgãos autárquicos, realizada no sábado, Manuel Mourato já tinha afastado qualquer hipótese de entendimento com o Chega, afirmando que essa seria “uma linha vermelha” no processo de formação de alianças.

“Nunca haverá pontes com o Chega. Eu defini isso desde o início. Aliás, isso foi patente nos debates que existiram”, reiterou o autarca.

Também numa nota divulgada hoje, o PSD de Vila Nova da Barquinha confirmou a decisão de “colaborar institucionalmente” com o PS, num espírito de “responsabilidade, diálogo e compromisso com o futuro do concelho”.

“O PSD decidiu assumir uma posição de colaboração institucional com o PS, num entendimento que visa garantir a estabilidade governativa e o bom funcionamento da Câmara Municipal”, lê-se no comunicado.

Citada na nota, a vereadora Paula Silva garante ainda que o partido manterá “uma oposição construtiva, participativa e comprometida com o desenvolvimento do concelho”, reforçando que “acima de qualquer cor partidária” está Vila Nova da Barquinha e a população.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Leia também...

Romance inédito de António Quadros apresentado no centenário do seu nascimento

O romance inédito “A Paixão de Fernando P.”, de António Quadros, é apresentado na sexta-feira, em Rio Maior, por ocasião do centenário do nascimento do…

APRODER apresenta projecto “Alimentação Sustentável” na EB1 de Perofilho

No âmbito do Projecto educativo “Alimentação Sustentável”, a Associação para a Promoção do Desenvolvimento Rural do Ribatejo (APRODER) realizou um workshop com os alunos,…

Cortejo Histórico e Etnográfico propõe viagem pela história transformadora de Coruche

Coruche revive, a 17 de agosto, com rigor documental e histórico, as tradições e a história no Cortejo Histórico e Etnográfico, uma das maiores…

Misericórdia de Santarém promove Jornadas de Saúde

A Santa Casa da Misericórdia de Santarém (SCMS) promove dia 22 de Maio, as Jornadas de Saúde que decorrem, ao longo do dia, no…