O PS anunciou hoje a suspensão de “todas as actividades públicas da campanha eleitoral” para as eleições autárquicas devido à morte de Jorge Sampaio.

“O Partido Socialista anuncia a suspensão de todas as actividades públicas de campanha eleitoral, solicitando aos seus militantes, dirigentes e candidatos que se associem à homenagem colectiva que os portugueses devem dedicar a Jorge Sampaio”, anunciaram os socialistas em comunicado.

O CDS-PP, através do seu líder, Francisco Rodrigues dos Santos, anunciou o cancelamento da agenda de pré-campanha enquanto aguarda as decisões sobre luto nacional e as exéquias do antigo Presidente da República para decidir como procederá nos próximos dias.

O presidente do PSD, Rui Rio, manteve a primeira acção de pré-campanha que tinha hoje programada, em Porto Mós, distrito de Leira, e questionado sobre se vai manter as acções de pré-campanha, disse aguardar pela intervenção do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, para reprogramar aquilo que tem definido.

A CDU vai manter a sua pré-campanha, na qual o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, tem hoje previsto iniciativas no Couço, concelho de Coruche, e em Santarém.

“A CDU adequará a sua acção de esclarecimento e intervenção eleitoral ao momento, garantindo a sobriedade e respeito que a Jorge Sampaio é devido. Conhecendo-se Sampaio é legítimo afirmar olhando para o seu percurso de intervenção cívica e política que isso corresponde ao sentido do seu posicionamento”, divulgou, numa nota enviada à Lusa.

O BE transformou uma conferência de imprensa da coordenadora, Catarina Martins, agendada para a sede do partido, numa declaração sobre Jorge Sampaio, e decidiu cancelar a pré-campanha hoje, que previa um comício em Salvaterra de Magos, assim como no sábado.

“Nós decidimos para já cancelar estes dois dias de campanha, estamos a reformular a nossa agenda”, declarou Catarina Martins.

O PAN (Pessoas-Animais-Natureza) cancelou a acção de pré-campanha em Lisboa, em que estava prevista a participação da porta-voz, Inês de Sousa Real.

Leia também...

Autárquicas 2021: PSD continua à frente em Casével e Vaqueiros

O PSD voltou a vencer a União de Freguesias de Casével e Vaqueiros com 66,77% (442 votos), ficando com cinco mandatos atribuídos. O PS…

PS conquista Câmara de Alpiarça à CDU

O PS conquistou hoje à CDU a Câmara Municipal de Alpiarça, distrito de Santarém, quando estão apurados os resultados na única freguesia do concelho,…

Mais de 9,3 milhões de eleitores chamados a eleger órgãos do poder local

Mais de 9,3 milhões de eleitores podem votar hoje nas eleições autárquicas portuguesas, às quais se apresentam mais de duas dezenas de partidos e…

“Queremos vencer o conservadorismo que perpetua o atraso de Santarém”

Fabíola Cardoso, BE.