A Comissão Política do PSD de Santarém, que reuniu no dia 9 de Novembro, veio a público mostrar a sua indignação pela última versão do Plano Nacional de Investimento (PNI) 2030 e evidencia a ausência de investimento estruturante para o Concelho de Santarém.

Numa nota publicada, o PSD de Santarém considera “grave e revelador de uma ausência de visão e conhecimento dos problemas reais do território”, o facto de o troço Ferroviário Vale de Santarém – Entroncamento ter “desaparecido” nesta segunda e última versão do PNI 2030.

A construção da variante e aumento da velocidade máxima de circulação entre Santarém e Entroncamento esteve previsto na primeira versão do PNI2030 de Janeiro 2019, mas o Governo acabou por retirar a obra na última revisão do Plano Nacional de Investimentos.

O PSD de Santarém considera que este investimento é” unanimemente considerado fundamental” e que, já esteve em 2009 com “espaço canal definido, expropriações realizadas e com data de lançamento de empreitada anunciado”.

Segundo o partido, o desvio da Linha do Norte é um investimento que representa “3 por cento da totalidade da verba existente para a ferrovia no PNI2030 e irá influenciar positivamente cerca de 9 por cento da população portuguesa e trazer mais coesão ao território”.

O PSD de Santarém reforça ainda a sua indignação ao constatar a “ausência de investimento estruturante para o Concelho de Santarém”, como é o caso da “ausência do reforço de verbas para o Plano Global de Estabilização das Encostas, uma nova saída da A1 no norte do concelho, a Variante da EN3 ao Vale de Santarém, correcção ao traçado da EN362 para Alcanede e a conclusão do IC10”.

“É com profundo desagrado que somos surpreendidos, pelo Governo do Partido Socialista, de uma ausência de investimento nos projectos que consideramos estratégicos para o futuro de Santarém e que têm impacto nacional”, assinala Ricardo Gonçalves, Presidente do PSD de Santarém.

A Comissão Política de Secção do PSD lança um apelo à união de esforços das diversas forças partidárias com assento Parlamentar para que do” ponto de vista legislativo a Assembleia da República obrigue o Governo a proceder às devidas alterações do PNI2030, recolocando Santarém e a Região no sentido do progresso e desenvolvimento social”.

Leia também...

Câmara de Santarém oferece 800 bilhetes para as corridas de touros de Junho

A Câmara Municipal de Santarém está a oferecer 800 bilhetes para as corridas de touros a realizar na Praça Celestino Graça, nos dia 10…

40 pessoas identificadas por furto de energia e mais de mil metros de fio eléctrico apreendidos

A GNR de Coruche identificou 40 pessoas, no dia 16 de Dezembro, por suspeita de furto de energia, no concelho de Coruche. A EDP…

Proteção Civil de Santarém alerta para o perigo das praias fluviais sem vigilância

O Serviço Municipal de Proteção Civil – SMPC de Santarém lançou esta sexta-feira, 29 de Maio, um alerta à população para os perigos das…

Veterano de Santarém morre em partida de hóquei em patins

Luís Madeira, natural de Santarém, morreu no passado sábado 26 de Outubro, vítima de ataque cardíaco, aos 52 anos de idade, durante um partida…