A Comissão Política do PSD de Santarém, que reuniu no dia 9 de Novembro, veio a público mostrar a sua indignação pela última versão do Plano Nacional de Investimento (PNI) 2030 e evidencia a ausência de investimento estruturante para o Concelho de Santarém.

Numa nota publicada, o PSD de Santarém considera “grave e revelador de uma ausência de visão e conhecimento dos problemas reais do território”, o facto de o troço Ferroviário Vale de Santarém – Entroncamento ter “desaparecido” nesta segunda e última versão do PNI 2030.

A construção da variante e aumento da velocidade máxima de circulação entre Santarém e Entroncamento esteve previsto na primeira versão do PNI2030 de Janeiro 2019, mas o Governo acabou por retirar a obra na última revisão do Plano Nacional de Investimentos.

O PSD de Santarém considera que este investimento é” unanimemente considerado fundamental” e que, já esteve em 2009 com “espaço canal definido, expropriações realizadas e com data de lançamento de empreitada anunciado”.

Segundo o partido, o desvio da Linha do Norte é um investimento que representa “3 por cento da totalidade da verba existente para a ferrovia no PNI2030 e irá influenciar positivamente cerca de 9 por cento da população portuguesa e trazer mais coesão ao território”.

O PSD de Santarém reforça ainda a sua indignação ao constatar a “ausência de investimento estruturante para o Concelho de Santarém”, como é o caso da “ausência do reforço de verbas para o Plano Global de Estabilização das Encostas, uma nova saída da A1 no norte do concelho, a Variante da EN3 ao Vale de Santarém, correcção ao traçado da EN362 para Alcanede e a conclusão do IC10”.

“É com profundo desagrado que somos surpreendidos, pelo Governo do Partido Socialista, de uma ausência de investimento nos projectos que consideramos estratégicos para o futuro de Santarém e que têm impacto nacional”, assinala Ricardo Gonçalves, Presidente do PSD de Santarém.

A Comissão Política de Secção do PSD lança um apelo à união de esforços das diversas forças partidárias com assento Parlamentar para que do” ponto de vista legislativo a Assembleia da República obrigue o Governo a proceder às devidas alterações do PNI2030, recolocando Santarém e a Região no sentido do progresso e desenvolvimento social”.

Leia também...

Santarém vai ter o maior centro de acolhimento colectivo da JMJ

CNEMA vai acolher 4.180 dos 12.300 peregrinos esperados na Diocese de Santarém Santarém vai ter o maior centro de acolhimento colectivo da JMJ O…

União de Freguesias da Cidade de Santarém promove semana dedicada ao ‘alívio da dor’

A união de Freguesias da Cidade de Santarém vai realizar a ‘Semana dedicada ao alívio da dor’, em parceria com os terapeutas Jorge Salvador…

“A corrupção põe em causa a estabilidade e o desenvolvimento da sociedade”

O ‘Clube de Debate’ da Escola Secundária Sá da Bandeira organizou, na passada sexta-feira, dia 6, um colóquio com o tema “Corrupção – eu…

Santarém, Tomar e Coruche aderem à plataforma ODSlocal

As autarquias de Santarém, Tomar e Coruche aderiram à plataforma ODSlocal – Plataforma Municipal dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, um projeto pioneiro à escala…