O grupo parlamentar do PSD quer que o Governo atribua carácter de urgência ao início da requalificação da escola Pedro Ferreiro, em Ferreira do Zêzere para “eliminar os riscos intoleráveis” do edifício.

Em comunicado, os deputados social-democratas eleitos por Santarém afirmam que foi apresentado na Assembleia da República um projecto de resolução “para intervenção profunda” na escola de segundo e terceiro ciclo e secundária (EB 2,3/S) de Ferreira do Zêzere, “provavelmente o edifício escolar em piores condições em todo o distrito de Santarém”.

Os deputados apelam a que a intervenção ocorra no decurso do ano letivo 2021/2022, “com vista a eliminar os riscos intoleráveis a que a comunidade educativa está sujeita e a garantir a qualidade do serviço público de educação”.

PUBLICIDADE

Segundo o comunicado, a escola, inaugurada em 1978, “tem vindo a receber obras de conservação sem qualquer intervenção de fundo, mantendo assim as características originais da época”, sendo que actualmente é frequentada por cerca de 500 alunos.

“Apesar da evolução que o país teve, os jovens que hoje estudam nestas condições estão claramente a ser prejudicados face aos demais dos concelhos vizinhos”, é referido.

Entre as deficiências apontadas contam-se a “falência permanente” da rede de águas, a inexistência de instalações adaptadas para pessoas com mobilidade reduzida, o incumprimento das regras de higiene e segurança nas instalações e equipamentos da cozinha/refeitório, “existindo já diversos relatórios a alertar para os perigos para a saúde dos elementos da comunidade escolar”.

Salientando que os estudantes do concelho de Ferreira do Zêzere estão a ser “claramente prejudicados pela falta de acesso às coisas mais simples que hoje qualquer escola deverá ter para garantir os padrões mínimos de qualidade”, os deputados consideram que “a qualidade e as condições da educação e formação” são “uma das principais ancoras” para “combater o êxodo rural e manter as populações nos territórios de baixa densidade”.

PUBLICIDADE
Leia também...

Corações com Coroa oferece bolsas de estudo a jovens raparigas de Santarém

A Corações com Coroa (CCC), Associação sem fins lucrativos e ONGD que…

Governo vai ponderar entre hoje e quinta-feira encerramento de escolas

O Presidente da República afirmou que o Governo vai ponderar, entre hoje…

Praxes virtuais foram moda este ano lectivo

Este ano lectivo, por força da pandemia, as praxes académicas dos novos…

Webinar “Comunicar com Crianças e Jovens” reúne pais e educadores

O Torres Novas Toastmasters Club, a Confap – Confederação Nacional das Associações…