O PSD está preocupado com reduções de caudais do Tejo verificadas na semana passada em concelhos do distrito de Santarém e pretende saber que medidas tomou o Governo junto de Espanha no âmbito do cumprimento da Convenção de Albufeira.

Num conjunto de perguntas dirigidas ao Ministério do Ambiente e da Ação Climática, a distrital de Santarém do PSD considerou “preocupantes” os casos de falta de caudais no Tejo na semana passada, principalmente nos concelhos de Mação e de Abrantes, num ano em que o Inverno foi “relativamente chuvoso, estando as barragens com elevados níveis de aprovisionamento”.

“Aumentam os receios sobre os meses que estão para vir, face à gestão de caudais que está a ser feita por Espanha, mesmo que possam estar dentro dos limites impostos pela Convenção de Albufeira”, salientou.

O partido destacou que associações como o Movimento ProTejo têm denunciado a situação, que é pior “ao longo de 30 quilómetros, com as margens secas a surgirem a jusante da barragem de Belver (Gavião) e a prolongarem-se até Constância, junto à convergência com o rio Zêzere”.

“O leito do rio Tejo tem estado parcialmente seco, as espécies piscícolas concentradas em troços estreitos e pegos, representando uma forte ameaça para os ecossistemas e uma pressão acrescida para espécies como o sável e a lampreia em período de desova, que ainda enfrentam outras ameaças como a poluição e a pesca ilegal”, alegam.

Perante esta situação, que considerou “recorrente”, um grupo de deputados eleitos por Santarém perguntou ao ministério qual o ponto de situação dos caudais do rio em Março e a explicação para a ocorrência de baixos caudais, quais as denúncias que receberam e as medidas que tomaram, nomeadamente perante as autoridades espanholas.

O PSD quer ainda saber se o ministério pode assegurar que as populações podem estar “tranquilas para o período estival que se aproxima”.

O partido lembrou ainda que há um ano, em Março de 2020, a Assembleia da República aprovou três projectos de resolução do PSD, PAN e PEV para a revisão dos caudais e das situações de excepção de recursos na Convenção de Albufeira, e que já em 2019 foi aprovada pelo parlamento uma outra resolução que recomendava ao Governo a promoção da revisão da Convenção de Albufeira.

Leia também...

Câmara de Alcanena reúne com GNR para avaliar problemas ambientais

A presidente da Câmara Municipal de Alcanena, Fernanda Asseiceira, reuniu com a…

BE pede medidas para resolver derrames poluentes na Resitejo

Uma das lagoas de lixiviados da Resitejo, no Eco Parque do Relvão,…

Ribeira de Perofilho recebe primeira acção de conservação

A primeira acção de conservação na Ribeira de Perofilho, junto à Rua…

Águas do Ribatejo alerta para constrangimentos no abastecimento de água em Coruche

A Águas do Ribatejo alertou esta segunda-feira, 30 de Dezembro, para constrangimentos…