O escritor e jornalista Manuel Fernandes Vicente apresentou no sábado, 9 de Outubro, no Cineteatro São João, no Entroncamento, a sua última obra, Música nas Cidades Folk, Rock, Estilos Étnicos e Polifonias da Terra, o quarto volume da “saga” Música nas Cidades, iniciada em 2008.

Na apresentação do seu livro, que contou com uma plateia quase totalmente preenchida, com muitos amigos, colegas, familiares e personalidades ligadas à música e cultura da região, participaram a vereadora da Cultura Tília Nunes, que também representou o presidente da Câmara, o jornalista, escritor e activista cultural João Carlos Lopes, e os professores Maria José Ventura, José Manuel Ventura e Arnaldo Lopes Marques, para além do autor. Antes das suas intervenções, uma breve, mas brilhante, actuação da jovem violinista Inês Fernandes Alves marcou desde logo a tonalidade musical da apresentação.

João Carlos Lopes sublinhou na sua intervenção que, com este novo livro, o autor regressava à sua grande paixão, “com mais músicas do mundo, sabiamente reveladas dessa grande arca do tesouro que só ele conhece: da toada vadia da campaniça dos silêncios alentejanos à improvável polifonia dos Aka da floresta africana, das cores berrantes do tropicalismo brasileiro à revolucionária e inclusiva tecno berlinense da festa pós-muro, eis mais uma prodigiosa viagem aos mistérios e maravilhas da mais bela criação humana”.

Para Arnaldo Lopes Marques, “há que salientar a vertente de divulgação deste livro, que, sem perder o rigor enciclopédico, acaba por constituir-se como um guia para os não iniciados, os chamados ‘leigos na matéria’, que serão afinal quase todos os leitores, a quem se recomenda que, com o vagar necessário, vão ouvindo, através por exemplo do Youtube, as músicas dadas como paradigmáticas de cada género musical. Foi isso que fui fazendo, e com muito proveito”. No final da sua participação, e recorrendo-se a sons e imagens disponíveis na Internet, o público foi contemplado com fascinantes actuações de timbila e de jazz norueguês, sugeridas por Arnaldo Marques, para ilustrar esse mesmo proveito.

Numa intervenção conjunta, Maria José Ventura (leu grande poesia, e não há quem, em Português, a declame como ela) e José Manuel Ventura acrescentaram que “a obra do Manuel Fernandes Vicente tem o mérito de desvendar uma singular viagem interior pela música, pela vida e pelo mundo. Os seus textos, oriundos de diferentes latitudes e munidos de uma profunda amplitude interpretativa, configuram, pois, um aliciante percurso que permite descortinar uma invulgar linha de pensamento provida de grande cultura e admirável sensibilidade”.

Depois de felicitar o autor por mais esta obra, a vereadora da Cultura do município do Entroncamento, Tília Nunes, sublinhou a importância e o papel cultural do município local no sentido da sua responsabilidade e dever em apoiar o conhecimento e os criativos, escritores, músicos e outros intervenientes no fenómeno cultural.

Na sua intervenção, apoiada com recurso a um PowerPoint, Manuel Fernandes Vicente procurou entreabrir um pouco o conteúdo das páginas deste novo volume de Música nas Cidades. Mostrou imagens representativas dos contextos culturais de alguns géneros e tipologias musicais, acrescentando, como complemento, algumas notas, comentários e curiosidades que ajudaram um pouco a “entrar” no espírito do seu livro, que contempla cerca de 60 géneros ou cenas musicais de todo o mundo, incluindo, naturalmente, Portugal.

Leia também...

Câmara de Ourém compra serviços de comunicação inclusiva para museu

A Câmara de Ourém aprovou o contrato para a aquisição de serviços de soluções de comunicação inclusiva para o Museu Municipal. “O projeto ‘Museu…

Antiga EPC vai ter mural de homenagem ao Capitão Salgueiro Maia

Entre 3 a 8 de Julho, vai decorrer a intervenção artística urbana de João Samina em homenagem a Salgueiro Maia – o rosto da…

Torres Novas recebe apresentação do livro “Camões, Altos Cumes, Scabelicastro e Correlatos”

A Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes (BMGPL) recebe no dia 15 de fevereiro, pelas 15h30, a sessão de apresentação do livro «Camões, Altos Cumes,…

Astronomia e versos de Camões estão de volta ao Planetário de Ptolomeu

Depois do sucesso da actividade realizada no último dia de Julho, vai ser de novo possível, na noite de 21 de Agosto, observar o…