Como todos os portugueses sabem, infelizmente o dinheiro não estica. Depois de dois anos de pandemia que depauperaram muitos orçamentos familiares, agora é a vez da inflação, promovida em parte pela guerra na Ucrânia, estar a ameaçar a carteira dos portugueses de uma forma bem visível.

Com o custo de vida a aumentar de dia para dia e os salários a não sofrerem atualizações que permitam mitigar a galopante inflação, todas as ajudas que permitam cortar despesas são bem-vindas.

Quatro simuladores online que o vão ajudar a reduzir as despesas mensais

Esse é o objetivo dos quatro simuladores que temos para lhe apresentar. Dos créditos à energia, estes simuladores online apresentam-se como excelentes ferramentas de poupança em mais um momento de crise económica. Venha conhecê-los!

Simulador de Crédito Consolidado UNIBANCO

Milhares de portugueses recorrem a créditos mensalmente, mas esta opção pode trazer com ela uma forte fonte de despesa, nomeadamente, com as prestações.

A situação é tão mais complicada quanto o número de créditos que se contratualizem fazendo com que a taxa de esforço (Encargos financeiros com as prestações de crédito / Rendimento Líquido Total do Agregado x 100) dos consumidores ultrapasse os 50% definidos pelo Banco de Portugal como “limite saudável”.

Se este é o seu caso, um crédito consolidado pode ser a solução que procura.

Apesar de se tratar de um crédito, o crédito consolidado vai permitir-lhe juntar os vários créditos que detém num só, com uma taxa de juro mais baixa que a média de todos os créditos que possui ficando apenas com uma única prestação, perante uma única instituição de crédito.

É este tipo de contas que o simulador de crédito consolidado do UNBANCO, lhe vai possibilitar fazer na página da solução de consolidação de créditos desta instituição e que lhe poderão render uma poupança nas prestações mensais.

Além de lhe permitir realizar uma simulação (com possibilidade de seguro) para valores entre os €5.000 e os €75.000, bem como optar por prazos de pagamento que oscilam entre 24 e 84 meses, este simulador de crédito consolidado dá-lhe ainda outras informações sobre:

  • a TAEG (Taxa Anual de Encargos Efetiva Global) aplicada ao valor pedido;
  • a TAN (Taxa Anual Nominal) aplicada ao valor pedido;
  • o montante total (MTIC – Montante Total Imputado ao Consumidor) em que terá que reembolsar a instituição para o prazo que escolheu.

Se as condições lhe agradarem, logo após a simulação pode efetuar o seu pedido de financiamento de imediato de forma 100% online.

Simulador de preços da ERSE (eletricidade e gás)

Como referimos na introdução a este artigo, a inflação e a guerra na Ucrânia têm feito os preços dispararem, em especial no campo da energia, como o prova os recentes aumentos nas tarifas de eletricidade e gás natural.

De modo a ajudar os consumidores a procurarem os fornecedores de eletricidade e gás natural mais baratos, a ERSE (Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos) criou um simulador de preços que reúne informação de mais de 370 tarifários, de um total de 24 comercializadores na eletricidade e de nove comercializadores no gás natural.

Por exemplo, caso tenha uma potência contratada de 3,45 kVA e um consumo anual de 1 900 kWh, a oferta de preço mais baixo que vai encontrar neste comparador resulta numa fatura mensal de 33,08 euros, enquanto a oferta mais cara pode implicar um custo de mais de 10 euros ao mês.

De acordo com a ERSE, as poupanças podem chegar a 10 euros por mês só em eletricidade, ou seja, 120 euros por ano. Se a isto aliar uma redução da potência contratada pode adicionar ainda uma poupança anual de mais 22 euros perfazendo um total de quase 150 euros de redução potencial na fatura energética anual.

Simulador DECO (Compras de supermercado)

Comprar carne, cereais ou fruta é algo inevitável, mas sabe que existe um simulador que lhe permite reduzir o que paga em cada deslocação ao supermercado? É verdade, a DECO (Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor) disponibiliza no seu site um simulador que lhe vai permitir encontrar o supermercado mais barato na sua zona de residência.

Basta selecionar o distrito, concelho e o tipo de cabaz que lhe interessa (completo ou personalizado – congelados, mercearia, limpeza da casa, fruta ou legumes) e o selecionador dir-lhe-á onde comprar mais barato.

Simulador de poupança da ANACOM (Telecomunicações)

Os gastos com Internet, televisão e telefones móveis são uma importante fonte de despesa para a maioria das famílias portuguesas.

De forma a reduzir estas despesas mensais, a ANACOM, entidade reguladora das comunicações em Portugal, coloca à disposição dos consumidores um simulador onde estes poderão não só consultar os diversos tarifários existentes, como simular os seus consumos de Internet, televisão, telefone móvel, telefone fixo e serviços combinados e perceber onde pode poupar.

Para poder simular o consumo de um serviço combinado deverá indicar:

  • os serviços que deseja contratar;
  • o código postal da zona onde o pacote de serviços será utilizado;
  • prestadores de serviços e tarifários que pretende incluir na simulação;
  • o tipo de consumo de Internet;
  • os canais de televisão que quer adquirir;
  • o tipo de tarifário que tenciona utilizar no telefone móvel e fixo;
  • o tipo de consumo de chamadas e SMS.
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Leia também...

Santarém tem três casas de renda acessível a sorteio

As candidaturas podem ser submetidas até 24 de Janeiro de 2022

Mercadona cria 65 novos empregos com abertura de nova loja em Santarém

Em 2022.

Mercadona constrói maior bloco logístico da empresa em Almeirim

A Mercadona, maior cadeia espanhola de supermercados, anunciou que vai construir um…

‘Casa em Santarém’ nomeada para o prémio internacional de arquitectura

O projecto ‘Casa em Santarém’ da empresa dp arquitectos está nomeado para…