A primeira corrida da Feira oferece-nos um cartel de máxima competição entre três dos mais categorizados cavaleiros da nova geração – Francisco Palha, Miguel Moura e João Salgueiro da Costa – que enfrentarão toiros das prestigiadas ganadarias de Veiga Teixeira e do Dr. António Silva, os quais serão pegados em solitário pelo centenário Grupo de Forcados Amadores de Santarém.

Três jovens marialvas de elevada competência técnica e que têm a particularidade de rubricar um toureio muito personalizado, com matrizes muito próprias, o que mais engrandece esta tão bela expressão do toureio a cavalo.

O Grupo de Forcados Amadores de Santarém, o mais antigo em actividade, não necessita de apresentações, pois a expectativa de um futuro sempre grandioso alicerça-se numa trajectória singular na valorização da sorte de pegar toiros, que no presente responde com tanta convicção e galhardia.

Os toiros a lidar nesta tarde pertencem a duas das mais premiadas ganadarias portuguesas, com largo historial na Monumental “Celestino Graça”. Oxalá que invistam e que quem os enfrentar esteja em dia de inspiração, para louvor da Festa e da nossa Praça.

Leia também...

Etnografia & Folclore – Dos Santos ao Natal… Costumes e Tradições

Na linha do texto aqui publicado há uns tempos, retomo hoje, ainda que sucintamente, a temática relacionada com as tradições populares vividas intensamente nos…

Celestino Graça – O Homem por detrás da Obra

Hoje, segunda-feira, 9 de Janeiro, assinala-se o 109.º aniversário sobre a data de nascimento de Celestino Graça, ribatejano ilustre que marcou indelevelmente a realidade…

A segunda do Campo Pequeno…

A segunda das quatro corridas anunciadas para a presente temporada do Campo Pequeno foi banalíssima. Não transcendeu como deveria ter acontecido. Foi mais do…

Tertúlia Amigos da Golegã entrega troféus aos triunfadores da temporada

Tertúlia Amigos da Golegã, fez na noite de São Martinho, na Golegã, a entrega dos troféus aos triunfadores da temporada 2022. Tendo como palco…