O entusiasmo era evidente para a recepção da Rainha Isabel II em Santarém. O momento foi “festejado com o maior carinho e o mais delirante entusiasmo” como comprovam as páginas da edição de 23 de Fevereiro de 1957, onde o destaque foi a visita da Rainha de Inglaterra.

A Camara Municipal de Santarém convidou a população a participar solicitando que “as Janelas e varandas das ruas sejam engalanadas, para que Santarém marque uma posição de relevo entre as terras que vão presenciar o histórico acontecimento”.

A Rainha de Inglaterra passou por vários pontos do país, visitando os Jerónimos, Alcobaça ou a Nazaré, sendo que em Santarém “foi grandiosa e vibrante a manifestação, sendo oferecidas flores à Rainha”.

“Nesta cidade, o entusiasmo tomou proporções extraordinárias, despovoando-se os arredores e afluindo à cidade milhares de pessoas”. Isabel e Filipe foram aclamados “em delírio” pela população que se juntou nos locais privilegiados.

“O Rancho de Azinhaga exibiu-se para o par real” seguindo-se, pouco depois a Banda dos Bombeiros que executou o hino Inglês.

Seguindo o trajecto, na Rua 31 de Janeiro o “automóvel em que seguia Isabel II passou sobre as capas dos estudantes”. Durante o percurso “Isabel de Inglaterra, apercebendo-se de que um grupo de alunas do Colégio de Santa Margarida pretendia oferecer-lhe um lindo ramo de flores mandou parar o automóvel e recebeu a oferta com um sorriso”.

Em Almeirim estavam também “concentradas as autoridades” na Praça da República, onde “surgiu um alvoroço à medida da aproximação da hora”. “A vila ofereceu aos régios visitantes figuras com os trajos característicos da região, e ainda, uma caixa em forma de livro, com três garrafas do vinho regional mais antigo ali existente”.

Isabel II seguiu para Salvaterra, Benavente e Vila Franca.

Leia também...

Lar ilegal de Samora Correia com 43 casos encerrado por falta de condições

O Instituto da Segurança Social (ISS) disse que o lar ilegal de Samora Correia onde 43 dos 44 utentes estão infectados com o novo…

Santarém homenageia combatentes falecidos

O Núcleo de Santarém da Liga dos Combatentes realizou, no dia 31 de outubro, no Cemitério de Santarém, uma cerimónia aos combatentes falecidos. Esta…

Ministra admite reforço do Fundo de Apoio Municipal para ajudar autarquias

A ministra da Presidência admitiu hoje o reforço do Fundo de Apoio Municipal e o recurso a outros mecanismos para ajudar os municípios nos…

Câmara de Santarém define condições para futura concessão da gestão do mercado municipal

A Câmara de Santarém vai abrir um concurso público para concessionar a gestão do mercado municipal quando ficarem concluídas as obras de reabilitação atualmente…