O entusiasmo era evidente para a recepção da Rainha Isabel II em Santarém. O momento foi “festejado com o maior carinho e o mais delirante entusiasmo” como comprovam as páginas da edição de 23 de Fevereiro de 1957, onde o destaque foi a visita da Rainha de Inglaterra.

A Camara Municipal de Santarém convidou a população a participar solicitando que “as Janelas e varandas das ruas sejam engalanadas, para que Santarém marque uma posição de relevo entre as terras que vão presenciar o histórico acontecimento”.

A Rainha de Inglaterra passou por vários pontos do país, visitando os Jerónimos, Alcobaça ou a Nazaré, sendo que em Santarém “foi grandiosa e vibrante a manifestação, sendo oferecidas flores à Rainha”.

“Nesta cidade, o entusiasmo tomou proporções extraordinárias, despovoando-se os arredores e afluindo à cidade milhares de pessoas”. Isabel e Filipe foram aclamados “em delírio” pela população que se juntou nos locais privilegiados.

“O Rancho de Azinhaga exibiu-se para o par real” seguindo-se, pouco depois a Banda dos Bombeiros que executou o hino Inglês.

Seguindo o trajecto, na Rua 31 de Janeiro o “automóvel em que seguia Isabel II passou sobre as capas dos estudantes”. Durante o percurso “Isabel de Inglaterra, apercebendo-se de que um grupo de alunas do Colégio de Santa Margarida pretendia oferecer-lhe um lindo ramo de flores mandou parar o automóvel e recebeu a oferta com um sorriso”.

Em Almeirim estavam também “concentradas as autoridades” na Praça da República, onde “surgiu um alvoroço à medida da aproximação da hora”. “A vila ofereceu aos régios visitantes figuras com os trajos característicos da região, e ainda, uma caixa em forma de livro, com três garrafas do vinho regional mais antigo ali existente”.

Isabel II seguiu para Salvaterra, Benavente e Vila Franca.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

PSP apreende mais de 250 de aves na Avisan

Levantados três autos de contra-ordenação.

Homem morre esmagado em acidente de trabalho em Alpiarça

Um homem morreu num acidente de trabalho, esmagado por uma máquina de…