A Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT) vai fundar a Rede de Museus da Lezíria do Tejo (RMLT), na terça-feira, 18 de Maio, no Dia internacional dos Museus.

Segundo a CIMLT, esta rede de museus vem de encontro “à vontade dos Municípios da região de alargar o trabalho conjunto à Cultura, na esteira de outros projectos em desenvolvimento nesta área”. A rede vai contribuir para a qualificação das estruturas museológicas na região, levar à partilha de recursos e estimular parcerias, promover o desenvolvimento e a coesão do território, comunicar em rede e potenciar a participação do público e mediação.

A RMLT nasceu para potenciar as relações entre os museus e as pessoas, alavancando a identidade e a coesão territorial numa perspectiva do desenvolvimento sustentado dos territórios e como visão a partilha da ideia de que é possível construir uma estrutura de cooperação e apoio entre os museus, que contribua para afirmá-los como instituições permanentes e viáveis, espaços participativos, inclusivos e transparentes e locais de aprendizagem activa, cidadania, identidade e memória.

A rede, como rede intermunicipal vai racionalizar recursos humanos, financeiros e espaciais nesta área, levando a cabo uma programação de actividades comuns, gestão conjunta da agenda de programação, sistema de bilhética integrado, plano de sinalética, estudo de públicos, criação de uma marca/identidade, plano de comunicação (site, folhetos, publicidade nacional e internacional, roteiro digital), visitas guiadas temáticas e formação dos profissionais.

As linhas de acção para a RMLT, incluem: mapear e caracterizar de todos os museus e demais patrimónios; qualificar os recursos técnicos, com workshops, oficinas, intercâmbios e formação especializada; dotar os museus com suportes tecnológicos, website/portal e redes sociais; desenvolver uma APP para utilização durante a visitação aos museus; disponibilizar colecções online; promover a marca/identidade e um plano de sinalética comum; programar actividades comuns; potenciar a reserva e aquisição de bilhetes de forma integrada; assegurar acessibilidade física e intelectual; partilhar informação na plataforma online de recursos educativos e desenvolver projectos que visem a participação da comunidade.

Para já, a Rede de Museus da Lezíria do Tejo inclui os Museus do foro Municipal, mas está aberta à integração/participação de outros museus do território, mediante aceitação da carta de princípios, estabelecida no respeito pelos princípios da politica museológica.

O Dia Internacional dos Museus é celebrado anualmente a 18 de Maio e a sua celebração é feita desde o dia 18 de Maio de 1977, por proposta do ICOM – Conselho Internacional de Museus (organismo da UNESCO).

Leia também...

Pernes acolhe recriação do acampamento de D. Afonso Henriques antes da tomada de Santarém

No sábado e domingo, 19 e 20 de Março.

Santarém mantém apoio financeiro aos Ranchos e Bandas do Concelho

O Município de Santarém firmou Acordos de Colaboração com os Ranchos Folclóricos e as Bandas Filarmónicas do Concelho, objectivando o apoio financeiro à actividade…

“Novo ciclo” na programação cultural de Santarém aposta nas parcerias e na descentralização

A autarquia escalabitana pretende criar uma rede de entidades públicas, privadas, associativas, de artistas e de agentes culturais que contribuam para a afirmação e…

Festival ‘Via Láctea’ de 6 a 8 de Setembro em S. João da Ribeira

A localidade de São João da Ribeira, no concelho de Rio Maior, recebe nos dias 6, 7 e 8 de Setembro, o Festival ‘Via…