Foto: CCDR Centro

Os dados são resultado do apuramento realizado anualmente pela CCDR Centro e visam reconhecer empresas jovens que, num curto espaço de tempo, apresentam ritmos de crescimento muito acima da média, nomeadamente a nível de emprego e volume de negócios

A região Centro registou 181 empresas gazela em 2024, o maior número dos últimos 13 anos, revelou hoje a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Centro. Os dados apresentados, revelam que existem mais 46 empresas gazela em 2024, comparativamente ao ano de 2023, dando conta ainda de um crescimento ao nível de emprego. Em 2020, a média era 12 trabalhadores por empresa, enquanto em 2023, a média passou a ser 35 trabalhadores por empresa.

“Com estas 181 empresas, eleva-se para 869 o número de empresas que, ao longo dos últimos 13 anos, alcançaram esta distinção, que reconhece as suas capacidades de inovação, de criação de emprego, de dinamização do mercado e de estímulo ao desenvolvimento económico nos territórios onde se inserem”, referiu Isabel Damasceno, presidente da CCDR Centro.

Das 181 empresas reconhecidas, 22 estão localizadas em municípios da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Médio Tejo. Ourém (14 empresas), Abrantes (3 empresas) e Tomar (2 empresas), são os municípios que concentram o maior número de empresas gazela. À semelhança da região Centro, a região Médio Tejo também registou um aumento deste número de empresas, sendo este o valor mais elevado na sub-região, desde o início desta distinção em 2012. As 22 empresas apresentaram um forte dinamismo em termos de emprego, tendo o número de trabalhadores aumentado de 270 em 2020, para 576 em 2023.  

Das 22 empresas gazela do Médio Tejo, 16 são de pequena dimensão, cinco são microempresas e uma é de média dimensão. Seis das 22 empresas são exportadoras, tendo registado 13,8 milhões de euros de exportações em 2023. Alojamento e restauração, indústria transformadora, construção, transportes e armazenagem, sãos as principais atividades desenvolvidas pelas empresas.

“As empresas Gazela representam uma pequena percentagem do universo empresarial, mas estão presentes em todos os setores de atividade e distinguem-se pelo dinamismo, pela capacidade de adaptação aos mercados e pela forte orientação para a inovação e internacionalização”, sublinhou a presidente da CCDR Centro.

De forma a assinalar a importância destas empresas para a região, será realizada uma homenagem amanhã, dia 25 de junho, pelas 17h30, no Teatro Municipal de Ourém.   

Leia também...

Águas do Ribatejo apela à moderação no uso de água da Rede Pública

O aumento da temperatura nos últimos dias, com valores acima dos 40 graus em algumas zonas do território servido pela Águas do Ribatejo, fez…

Cartaxo recebe o maior Aquário Móvel da Europa

Um enorme aquário vai mostrar às crianças e à população, a vida que cada rio encerra. Os pimpões coloridos e as carpas cintilantes, os…

Obras na EN 365-4 entre Pernes e Malhou

A Estrada Nacional (EN) 365-4 que liga Pernes a Malhou está em obras de melhoramento desde o passado dia 6 de Fevereiro. Segundo a…

Exercício da Proteção Civil junta 700 operacionais de cinco países em Abrantes

Cerca de 700 operacionais de Portugal, Espanha, Alemanha, Itália e França participam entre quarta-feira e sábado, em Abrantes, num exercício que permitirá treinar a…