O Conselho de Administração da empresa municipal Águas de Santarém aprovou a abertura de procedimento por concurso público para a reabilitação do reservatório de São Bento, localizado na área do Planalto, em Santarém.

Em comunicado, a empresa anuncia que a obra tem um valor base para concurso de 500 mil euros e vai permitir, a par da reabilitação do estado de conservação do interior do reservatório, solucionar as roturas nas condutas adutoras e distribuidoras (em fibrocimento) que impactam, directamente, nas interrupções de serviço, bem como contribuirá, significativamente, para a diminuição das perdas de água.

“O investimento insere-se na aposta na gestão eficiente dos sistemas adutores e de distribuição, redução de perdas de água e preparação do equipamento para núcleo museológico e poder ser visitado por munícipes e turistas”, refere a mesma nota.

O projecto preconiza, em traços gerais, a reabilitação global do interior dos reservatórios, a substituição integral de todos os sistemas hidráulicos, nomeadamente instalação de tubagens em ferro fundido dúctil e aço inox (naquelas em contacto com a água), bem como a remodelação dos circuitos hidráulicos no exterior do reservatório, permitindo uma maior e mais fácil flexibilidade na gestão dos sistemas adutores e de distribuição, e, ainda, a substituição de portas e janelas no seu exterior.

A empreitada tem um prazo de execução estimado de 300 dias e durante os trabalhos o abastecimento de água continuará a ser garantido através do reservatório de São Bento.

A empreitada prevê ainda a preparação dos pisos intermédios do equipamento para receber o núcleo museológico da água, com exposição de equipamentos e com materiais multimédia para explicação do ciclo urbano da água e demonstração de todos os sistemas de abastecimento de água e tratamento de águas residuais no Concelho.

A fase de apetrechamento da parte pedagógica e turística, que será visitável por escolas e público em geral, nomeadamente como miradouro, foi já sinalizada para apoio com fundos comunitários, e será iniciada após a conclusão da intervenção técnica acima referida.

O sistema de abastecimento de água à cidade de Santarém, em particular à área do Planalto, é assegurado através do Reservatório de São Bento, a qual dispõe de dois reservatórios: um mais antigo, da década de 1930 e um mais recente, da década de 1960, cuja infra-estrutura acusa sinais de degradação.

Leia também...

IP avança com projecto de melhoria de cinco estações no Médio Tejo

Foto: Nuno Morão – Estação de Santa Margarida A Infraestruturas de Portugal (IP) vai avançar com um projeto de melhoria das condições de mobilidade…

Confraria Enófila do Tejo promove Capítulo com seis entronizações

A Confraria Enófila Nossa Senhora do Tejo promoveu, este sábado, o seu LI Capítulo Geral que decorreu no Museu Rural e do Vinho do…

Águas de Santarém mantém tarifário para 2022

A empresa municipal Águas de Santarém decidiu manter, durante todo o ano de 2022, o actual tarifário, aprovado em Outubro de 2020. A decisão…

Autarca de Almeirim acredita que unidade de cenouras vai avançar mesmo sem incentivos

O presidente da Câmara de Almeirim disse hoje à Lusa não ter nenhuma indicação de que o projecto para instalação de uma unidade de…