O Conselho de Administração da empresa municipal Águas de Santarém aprovou a abertura de procedimento por concurso público para a reabilitação do reservatório de São Bento, localizado na área do Planalto, em Santarém.

Em comunicado, a empresa anuncia que a obra tem um valor base para concurso de 500 mil euros e vai permitir, a par da reabilitação do estado de conservação do interior do reservatório, solucionar as roturas nas condutas adutoras e distribuidoras (em fibrocimento) que impactam, directamente, nas interrupções de serviço, bem como contribuirá, significativamente, para a diminuição das perdas de água.

“O investimento insere-se na aposta na gestão eficiente dos sistemas adutores e de distribuição, redução de perdas de água e preparação do equipamento para núcleo museológico e poder ser visitado por munícipes e turistas”, refere a mesma nota.

O projecto preconiza, em traços gerais, a reabilitação global do interior dos reservatórios, a substituição integral de todos os sistemas hidráulicos, nomeadamente instalação de tubagens em ferro fundido dúctil e aço inox (naquelas em contacto com a água), bem como a remodelação dos circuitos hidráulicos no exterior do reservatório, permitindo uma maior e mais fácil flexibilidade na gestão dos sistemas adutores e de distribuição, e, ainda, a substituição de portas e janelas no seu exterior.

A empreitada tem um prazo de execução estimado de 300 dias e durante os trabalhos o abastecimento de água continuará a ser garantido através do reservatório de São Bento.

A empreitada prevê ainda a preparação dos pisos intermédios do equipamento para receber o núcleo museológico da água, com exposição de equipamentos e com materiais multimédia para explicação do ciclo urbano da água e demonstração de todos os sistemas de abastecimento de água e tratamento de águas residuais no Concelho.

A fase de apetrechamento da parte pedagógica e turística, que será visitável por escolas e público em geral, nomeadamente como miradouro, foi já sinalizada para apoio com fundos comunitários, e será iniciada após a conclusão da intervenção técnica acima referida.

O sistema de abastecimento de água à cidade de Santarém, em particular à área do Planalto, é assegurado através do Reservatório de São Bento, a qual dispõe de dois reservatórios: um mais antigo, da década de 1930 e um mais recente, da década de 1960, cuja infra-estrutura acusa sinais de degradação.

Leia também...

Nersant alerta para fragilidade das startup’s da região

A Associação Empresarial da Região de Santarém (Nersant) alertou para a fragilidade…

Sugal diz que campanha do tomate pode ter “rendimento agrícola recorde”

O Sugal Group afirmou que a campanha do tomate, que decorre até…

Empresários de todo o país esperados no NERSANT Business 2018

A NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém, está a ultimar…

“O W Shopping é parte integrante do quotidiano de Santarém”

Ter público, boas acessibilidades, lojas âncora, argumentos comerciais fortes e boa localização…