Joaquim Manuel Silva, Juiz de Juízo de Família e Menores de Mafra, apresentou na manhã de sexta-feira, dia 11 de Janeiro, na Sala da Assembleia Municipal de Santarém, uma Conferência “Residência alternada – Matar o casal conjugal, Fazer nascer o casal parental”, perante uma plateia cheia, composta por advogados, juristas, psicólogos, médicos, assistentes sociais, educadores sociais, a que se juntou Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara de Santarém.

A conferência foi moderada por Ramiro Matos, Advogado e Presidente da Delegação de Santarém da Ordem dos Advogados, que apresentou o conferencista.

A escolha deste tema deve-se à existência de muitas crianças que ainda detêm guarda exclusiva com um dos progenitores, limitando assim o contacto com outro progenitor e consequentemente, a construção e o fortalecimento do vínculo a esse progenitor.

Conhecido como o juiz amigo das crianças, no final deste encontro falou ao Correio do Ribatejo sobre a sua comunicação que visou sensibilizar para a importância da guarda partilhada em caso de divórcio dos progenitores.

Actualmente existe uma petição com 4169 assinaturas na Assembleia da República, que defende uma alteração legislativa com vista a “estabelecer a presunção jurídica da residência alternada para crianças de pais e mães separados ou divorciados”.

Leia também...

MAIS Lezíria promove actividades em Benavente e Cartaxo

Este fim de semana, o MAIS Lezíria passa por Benavente e Cartaxo.…

Jovem de Salvaterra de Magos morre em colisão com autocarro

Um jovem, natural de Salvaterra de Magos, morreu este domingo, 17 de…

Câmara de Santarém abre concurso para 20 postos de trabalho

A Câmara Municipal de Santarém tem, desde o passado dia 25 de…

Chaimites “BULA” em Santarém

Três chaimites tipo “Bula”, modelos conduzidos pela Coluna de Salgueiro Maia de…