Joaquim Manuel Silva, Juiz de Juízo de Família e Menores de Mafra, apresentou na manhã de sexta-feira, dia 11 de Janeiro, na Sala da Assembleia Municipal de Santarém, uma Conferência “Residência alternada – Matar o casal conjugal, Fazer nascer o casal parental”, perante uma plateia cheia, composta por advogados, juristas, psicólogos, médicos, assistentes sociais, educadores sociais, a que se juntou Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara de Santarém.

A conferência foi moderada por Ramiro Matos, Advogado e Presidente da Delegação de Santarém da Ordem dos Advogados, que apresentou o conferencista.

A escolha deste tema deve-se à existência de muitas crianças que ainda detêm guarda exclusiva com um dos progenitores, limitando assim o contacto com outro progenitor e consequentemente, a construção e o fortalecimento do vínculo a esse progenitor.

Conhecido como o juiz amigo das crianças, no final deste encontro falou ao Correio do Ribatejo sobre a sua comunicação que visou sensibilizar para a importância da guarda partilhada em caso de divórcio dos progenitores.

Actualmente existe uma petição com 4169 assinaturas na Assembleia da República, que defende uma alteração legislativa com vista a “estabelecer a presunção jurídica da residência alternada para crianças de pais e mães separados ou divorciados”.

Leia também...

Vários concelhos da região em risco “moderado” de incêndio

Vila Nova da Barquinha, Abrantes, Coruche, Mação, Sardoal e Chamusca são os concelhos do distrito de Santarém que entre este sábado, 16 de Março,…

Autarcas do Médio Tejo pedem maior capacidade de testes ao Covid-19

Os 13 municípios da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Médio Tejo manifestaram a sua preocupação com o evoluir dos casos de covid-19 e apelaram ao…

Detidos com armas e munições em processo de ameaças no concelho de Santarém

A GNR deteve dois homens, com 27 e 52 anos, por posse de arma proibida e ameaças, no concelho de Santarém. Segundo a GNR,…

Jovem da Ribeira de Santarém acusado dos crimes de roubo e furto qualificado

O Ministério Público de Santarém deduziu acusação no dia 18 de Junho, a um jovem, de 20 anos, residente na Ribeira de Santarém, pelo…