Joaquim Manuel Silva, Juiz de Juízo de Família e Menores de Mafra, apresentou na manhã de sexta-feira, dia 11 de Janeiro, na Sala da Assembleia Municipal de Santarém, uma Conferência “Residência alternada – Matar o casal conjugal, Fazer nascer o casal parental”, perante uma plateia cheia, composta por advogados, juristas, psicólogos, médicos, assistentes sociais, educadores sociais, a que se juntou Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara de Santarém.
A conferência foi moderada por Ramiro Matos, Advogado e Presidente da Delegação de Santarém da Ordem dos Advogados, que apresentou o conferencista.
A escolha deste tema deve-se à existência de muitas crianças que ainda detêm guarda exclusiva com um dos progenitores, limitando assim o contacto com outro progenitor e consequentemente, a construção e o fortalecimento do vínculo a esse progenitor.
Conhecido como o juiz amigo das crianças, no final deste encontro falou ao Correio do Ribatejo sobre a sua comunicação que visou sensibilizar para a importância da guarda partilhada em caso de divórcio dos progenitores.