A NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém realizou, no 15 de Março, uma conferência online em busca de investimento francês para a região do Ribatejo, que contou com a participação de mais de 100 empresas francesas.

“Damos suporte a empreendedores e investidores franceses e estamos de braços abertos para receber investimentos”.  Foi esta a garantia do presidente da direcção da NERSANT, Domingos Chambel, firmada no Roadshow França-Portugal – Oportunidades de Negócios, conferência online que a associação realizou ontem, dia 15 de Março, pela manhã, com o objectivo de promover a região do Ribatejo no mercado francês.

Domingos Chambel reforçou ainda que “a associação está disponível para apoiar investidores franceses que pretendam investir no Ribatejo, dando-lhes todo o apoio quer a nível de instalação, quer a nível administrativo” e que “temos um grupo de investidores para trabalhar com empresários franceses”. “Temos 2800 associados e queremos engrossar ainda mais este número, tão importante para o desenvolvimento de Portugal”, fez saber o presidente da direcção da NERSANT. “Esperamos em breve, num período pós-Covid, realizar um grande encontro de empresários e recebê-los na região de braços abertos”, fez saber ainda Domingos Chambel, dando as boas-vindas ao investimento francês no Ribatejo. “Contamos com o vosso interesse na nossa região”, concluiu o líder empresarial.

Por sua vez, Jorge Torres Pereira, o Embaixador de Portugal em França, congratulou a NERSANT pela realização deste evento e pela vontade da associação em “aliar os dois países de relações comerciais”.

“Esperamos ver este ano ou no próximo, o relançamento desta relação entre os dois países, no sentido de uma colaboração franco-portuguesa bem sucedida”, referiu ainda.

O Roadshow França-Portugal – Oportunidades de Negócios assumiu o carácter de conferência digital e teve como prioridade abordar as oportunidades de negócio do Ribatejo para o mercado de França. A conferência multissectorial, realizada em formato online, teve como objectivo a promoção do potencial de Portugal e da região do Ribatejo junto de um leque alargado de entidades e potenciais investidores de França, bem como a criação de oportunidades de negócio internacionais para as empresas portuguesas e a obtenção de investimento externo para Portugal.

O evento, que veio substituir uma acção promocional presencial cancelada devido à evolução da crise pandémica, contou com um vasto painel de oradores de diversas entidades. A mesma contou com a intervenção Hugues Vérité, Delegado Permanente da Comissão Estratégica para o Sector da “Indústria para a Construção”, e com a apresentação do Ribatejo, com foco nos factores de atractividade desta região, pela NERSANT. Neste painel de enquadramento, tomou ainda a palavra Carlos Vinhas Pereira, Presidente da Câmara de Comércio e Indústria Franco-Portuguesa.

“Investir em Portugal: Ponto de vista dos investidores” foi outro dos painéis realizados no evento, com a participação de Filipe Videira, director da empresa Techno-France, de Benoît Julienne, diretor do grupo empresarial ASTEN, de Tina Dumont, do empreendimento de enoturismo eco-criativo L’Empreinte des Fées, e de Fernando Ramos, diretor-geral da MVM Holding. Neste tema estiveram em discussão e exposição as diferentes experiências de cada um dos empresários junto do mercado português.

A conferência online deu ainda a conhecer as principais vantagens e incentivos para investir em Portugal, mote que deu tema ao painel com o mesmo nome. Integraram o debate Eduardo Henriques, delegado da AICEP em França (Paris), Hélio Pereira, director da Caixa Geral de Depósitos França e Jean-Pierre Pinheiro, director do Posto de Turismo de Portugal em França.

Realizou-se ainda uma apresentação sobre como constituir uma empresa em Portugal, por Pedroso Leal, director-geral da PL SOLICITORS, empresa com sede em território ribatejano e escritório em Paris. O empresário aconselhou modalidades e procedimentos para a constituição de uma empresa.

De referir que o Roadshow França-Portugal – Oportunidades de Negócios foi promovido pela NERSANT no âmbito do projeto Ribatejo Global, que visa contribuir para o aumento do reconhecimento da qualidade das empresas, produtos e serviços da região do Ribatejo junto dos mercados externos. O mesmo é financiado pelo Compete 2020 no âmbito do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. Participaram na conferência online mais de 100 empresas francesas de diversos sectores de actividade, nomeadamente agro-alimentar, construção, turismo, metalomecânica, entre outros.

Leia também...

Governo antecipa pagamento de fundos comunitários aos agricultores

 O Ministério da Agricultura está a antecipar pagamentos dos fundos comunitários aos…

CNEMA recebe Concurso Nacional de Azeite

O Concurso Nacional de Azeites de Portugal, evento organizado pelo CEPAAL –…

Governo antecipa 30 ME de fundos europeus para o Médio Tejo

O Governo vai antecipar 90 milhões de euros de fundos europeus previstos…

Desemprego baixo e investimento perspectivam crescimento de Santarém

O concelho de Santarém será, entre os de média dimensão, dos que…