Foto de arquivo

A zona da Ribeira de Cabanas, em Santarém, está a ser alvo de trabalhos de limpeza para a conservação do ecossistema ribeirinho desde o passado dia 17 de Janeiro.

A intervenção tem como objectivo “executar a limpeza e a remoção de espécies invasoras nas margens e das espécies arbóreas no leito da linha de água, contribuindo para a prevenção dos riscos de inundação e cheias”, explica uma nota de imprensa da Câmara de Santarém.

A intervenção neste local, segundo o mesmo documento, “é estratégica pela sua proximidade ao aglomerado urbano e ao rio Tejo, o qual urge valorizar numa perspectiva de preservar os habitats de espécies autóctones e de proteger espécies da avifauna, mamíferos carnívoros, entre outros”.

Esta acção está integrada num projecto de reabilitação fluvial que abrange a União de Freguesias de Achete, Azoia de Baixo e Póvoa de Santarém e a União de Freguesias da Cidade de Santarém, a ribeira de Cuba na freguesia de Alcanede, e o rio Alviela, em Pernes, numa extensão de 2,2 quilómetros de linhas de água, no valor de 70 mil euros.

Leia também...

Águas de Santarém investe 350 mil euros em construção e reabilitação de infra-estruturas

A empresa Águas de Santarém vai investir cerca de 350 mil euros na sua rede de abastecimento, nomeadamente na construção de uma estação elevatória,…

AANA e escuteiros de Alpiarça promovem manutenção de ninhos artificiais e controlo de plantas invasoras

No dia 6 de Dezembro, entre as 10 e as 16 horas, a Associação dos Amigos da Natureza de Alpiarça (AANA), com o apoio…

Movimento pelo Tejo alerta para ressurgimento de focos de poluição no rio

O Movimento pelo Tejo alertou esta terça-feira, 2 de Junho, para o regresso das “águas negras poluídas” ao rio Tejo, tendo instado o Ministério…

Águas do Ribatejo e Deco juntam-se em campanha para promover poupança de água

A empresa intermunicipal Águas do Ribatejo assina na quinta-feira, na sua sede, em Salvaterra de Magos, um protocolo de cooperação com a associação de…