O Centro Ciência Viva de Constância em parceria com o Parque Ambiental de Santa Margarida, vai dinamizar três eventos no âmbito do projecto “Por este rio acima – Património Natural e Água”.

“Por este rio acima – Património Natural e Água” é um projecto financiado pelo Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente e é promovido pela Ciência Viva, abrangendo os diversos parceiros da Rede de Centros Ciência Viva, pelo que no caso específico de Constância, as actividades são dinamizadas pelo Centro de Ciência Viva de Constância.

Difundir o conhecimento sobre o valor dos ecossistemas de água doce interiores, demonstrar a importância de rios e ribeiras a nível ambiental, social e económico, capacitar entidades sobre as variadas temáticas em torno dos ecossistemas de água doce interiores, sensibilizar a sociedade para a valorização dos ecossistemas de água doce e envolver a sociedade na recuperação e preservação de rios e ribeiras são os macro objectivos do projecto.

No concelho de Constância, os três eventos que integram o projecto são:

Passeio Pedestre “À descoberta do rio Tejo em Constância” – 22 de Setembro, 9h30

Passeio pedestre interpretativo, com cerca de 7km, com início e término na vila de Constância. Iremos percorrer a margem direita do rio Tejo de modo a observar, identificar e registar as espécies de flora e fauna existentes e as condições físicas e químicas da água.

Tertúlia à beira rio no Porto da Cova – 23 de Setembro, 10h00

Tertúlia com piquenique no Porto da Cova e passeio de barco no rio Tejo. Discussão de várias questões relacionadas com a qualidade da água, serviços dos ecossistemas aquáticos de água doce, biodiversidade, impactos das acções humanas e formas de mitigação e de conciliar os múltiplos usos do rio.

Passeio Pedestre “À descoberta do rio Zêzere em Constância” – 30 de Setembro,  9h30

Passeio pedestre interpretativo, com cerca de 5km, com início e término na vila de Constância. Iremos percorrer a margem esquerda do rio Zêzere, a partir da sua foz, e depois a sua encosta sobranceira, de modo a observar, identificar e registar as espécies de flora e fauna existentes e as condições físicas e químicas da água.

A participação nestas três actividades é gratuita, sendo a inscrição realizada online em cienciaviva.pt/rioacima

Leia também...

Bispo de Hiroshima preside à peregrinação internacional aniversária de Fátima

O bispo de Hiroshima, Alexis Mitsuru Shirahama, preside à peregrinação internacional aniversária que se realiza hoje e sábado no Santuário de Fátima, onde se…

Grupo de voluntários navega pelo rio Tejo para contar população de Águias Pesqueiras (c/vídeo)

Desde 2015 que um grupo de ornitólogos, através da plataforma “Aves de Portugal”, realiza um censo à população de Águias Pesqueiras em Portugal e…

Município de Torres Novas desafia à compostagem

Através da instalação dos dois primeiros compostores comunitários no concelho, inseridos nos agrupamentos habitacionais junto ao parque infantil da Silvã, e na Avenida Sá…

Incêndio em Alcanede foi dominado durante a madrugada

O incêndio que deflagrou na tarde de terça-feira, 29 de Julho, em Alcanede, foi dado como dominado pelas autoridades às 04h10 desta quarta-feira, segundo…