A Câmara Municipal de Rio Maior, no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar, está a levar a cabo o Programa “Saber Crescer”, em estreita colaboração com as Escolas do Concelho.

Um projecto, implementado pela Equipa Multidisciplinar de Intervenção Concelhia (EMIC), que visa o desenvolvimento de competências pessoais e sociais em alunos com idades compreendidas entre os 8 e os 10 anos de idade e a frequentar o 4º ano de escolaridade, e que tem como principais objectivos potenciar factores protectores e prevenir factores de risco em meio escolar tais como: Autoestima; Comunicação; Habilidade socio-emocional/gestão de emoções; Amizade; Pressão de pares/tomada de decisão; Identificação de sentimentos; Comportamentos de risco/comportamentos saudáveis e Estereótipos de género/igualdade de género.

A metodologia deste programa encontra-se adaptada às características da população alvo e baseia-se no desenvolvimento de exercícios de quebra-gelo, dinâmicas de grupo e momentos de reflexão, estando este estruturado em 12 sessões, com a duração de 60 minutos cada e de intervenção semanal ou quinzenal.

O “Saber Crescer” é um programa aprovado no âmbito do “Portugal 2020” e está inserido como oferta de acção no Programa Pedagógico do Concelho de Rio Maior para o ano lectivo 2018/2019.

Leia também...

Universidade Sénior do Cartaxo deu as boas-vindas ao novo ano lectivo

A sessão de abertura do novo ano lectivo contou com uma oração de sapiência proferida pelo Dr. Carlos Galelo, com o tema A Comunidade…

Desenvolvimento do Desporto nas Cidades e Territórios em debate na ESDRM

O auditório Dr. Silvino Sequeira na Escola Superior de Desporto de Rio Maior (ESDRM), acolhe amanhã, dia 22 de Maio, pelas 9h15, o Seminário Desenvolvimento…

Alunos das escolas Insignare regressam a casa após dois meses de estágio no estrangeiro

Regressaram ontem a casa, os 46 alunos da Escola Profissional de Ourém (EPO) e Escola de Hotelaria de Fátima (EHF), que estavam a estagiar…

Requalificação da Escola Secundária da Chamusca custa 1,8 milhões de euros

O Município da Chamusca e o Ministério da Educação assinaram um protocolo de colaboração para a requalificação da Escola Básica dos 2.º e 3.º…