NERSANT promoveu internacionalização na América do Sul

Roadshow abre novas oportunidades económicas entre Paraguai e Portugal

Cerca de noventa empresas e associações paraguaias participaram do Roadshow Paraguai | Portugal organizado pela NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém com o apoio da CIP – Centro de Importadores do Paraguai e que aconteceu na sede da CIP, em Assunção. O evento apresentou oportunidades de negócios e investimentos na região do Ribatejo e deu a conhecer as potenciais sinergias e oportunidades de cooperação entre os dois países.

Na sessão de abertura do evento, o Cônsul Honorário de Portugal em Assunção, Raúl Baginski, destacou a importância deste tipo de evento para incrementar e estreitar as relações económicas entre os dois países. Transmitiu ainda uma declaração do Embaixador de Portugal presente no Paraguai, José Ludovice que, impossibilitado de estar presente no evento, agradeceu o apoio da CIP a esta iniciativa e deu as boas-vindas a todos os participantes.

Na sua mensagem, José Ludovice salientou que “este acontecimento, entre actores de duas nações amigas e próximas, chega em boa hora, aproveitando a dinâmica positiva gerada pela realização de consultas políticas muito frutuosas que recentemente decorreram em Assunção entre os Ministérios das Relações Exteriores de Portugal e do Paraguai e detectar oportunidades de negócios que permitam estreitar as relações económicas entre os dois países”.

O Roadshow também contou com a valiosa participação de importantes oradores do mundo empresarial paraguaio, como Ivan Dumot Ferrari do CIP – Centro de Importadores do Paraguai, Oscar Apud, CEO da Oykos SRL, Lourdes Gómez, Presidente da APEP – Associação Paraguaia de Empresários, Executivos e Profissionais, José Huidobro, Presidente do CIME – Centro de Industriais Metalúrgicos, Rosana Fostagno, Directora da FITPAR – Feira Internacional de Turismo do Paraguai e Javier Martinez do SENATUR – Secretaria Nacional de Turismo do Paraguai.

Na sua intervenção, a NERSANT apresentou a região do Ribatejo aos participantes e destacou o potencial e as inúmeras oportunidades de negócio e investimento que esta região oferece.

Da parte da tarde, o Roadshow promoveu a realização de reuniões entre empresas e associações paraguaias com representantes da NERSANT, tendo havido um interesse genuíno dos interlocutores paraguaios pelos produtos portugueses do sector alimentar e pela troca de conhecimento, comércio e investimento em sectores como engenharia, construção, turismo e metalomecânica, assim como foram agendadas algumas reuniões futuras a curto prazo entre empresas paraguaias e portuguesas.

A NERSANT espera que esta acção seja um passo importante para a criação de novas oportunidades de negócio e investimento entre o Paraguai e Portugal e espera igualmente que tenha inspirado todos os participantes a descobrir mais sobre o Ribatejo em termos de investimento e identificação de oportunidades comerciais.

De referir que o Roadshow Paraguai | Portugal é uma das acções dinamizadas pela associação no âmbito do projecto Ribatejo International Promotion, financiado pelo Alentejo 2020, Portugal 2020 e FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, com o objectivo de apoiar a internacionalização das empresas. O evento realizou-se no dia 18 de Maio.

Leia também...

Empreendedor com projecto de criação de veículos de aventura ecológicos instala-se na Startup Ourém

Joel Carvalho é o mais recente empreendedor incubado na Startup Ourém, infraestrutura gerida pela NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém dedicada à…

“O W Shopping é muito mais do que um conjunto de lojas”

  O W Shopping, em Santarém, assinala este fim-de-semana o 15º Aniversário da sua inauguração. Desde a sua abertura ao público, tem-se afirmado como…

Núcleo Nersant de Ourém inicia curso de Formação Pedagógica para Formadores

O Núcleo NERSANT de Ourém vai iniciar, no próximo dia 28 de Maio, mais uma acção de Formação Pedagógica Inicial de Formadores, curso que…

BE questiona isenção de taxas em investimento de grande superfície em Torres Novas

O Bloco de Esquerda de Torres Novas acusou o executivo municipal socialista de isentar uma grande superfície do pagamento de 94 mil euros em…