Rui Marques Leitão, responsável pela secção de Teqball dos “Caixeiros” de Santarém, colaborador da Federação Teqball Portugal e representante da FITEQ, órgão máximo que gere a modalidade e todos os jogadores a nível mundial, foi distinguido com o Prémio de Mérito da Federação Internacional de Teqball. Rui Leitão recebeu- o das mãos da antiga estrela do Barcelona e da Selecção Brasileira, Ronaldinho Gaúcho, por ocasião do Campeonato do Mundo, em Bangkok, na Tailândia.

Rui Marques Leitão, que é um dos grandes impulsionadores da modalidade em Portugal e uma referência do Teqball internacional pela sua paixão e dedicação à modalidade e pelo trabalho realizado em prol dos jogadores. Apesar das funções que acumula e desempenha ainda se mantém, aos 51 anos, em actividade como atleta, sendo o português que mais provas nacionais e internacionais disputou até ao momento.

Para Nikola Mitro, da Sérvia, tricampeão Mundial, Rui Leitão merecia o galardão: “Em primeiro lugar, devido à sua relação com toda a gente, sabe o nome de todos os jogadores, está pronto a ouvir toda a gente e a ajudar o mais que pode”.

Já Csaba Banyik, da Hungria, campeão Mundial este ano afirma que “o Rui significa muito para todos os atletas. Mais de 200, de 61 países, vieram a este Campeonato do Mundo e, para além destes atletas de elite, há milhares que participam em competições internacionais em todo o mundo. O elo mais importante entre estes atletas e a Federação Internacional de Teqball (FITEQ) é o Rui. É ele que representa os interesses de todos os jogadores junto do Conselho Executivo da FITEQ”, refere o atleta húngaro.

Esta foi a primeira vez que esta distinção foi atribuída na história do Teqball e da FITEQ, sendo o português, que é membro do Conselho Executivo da FITEQ, eleito em Dezembro de 2021, a primeira pessoa a recebe-la.

Leia também...

AD Fazendense aplica goleada pesada e segue na frente

O AD Fazendense fez jus ao ditado “à meia dúzia é mais barato” e aplicou uma goleada pesada na recepção ao CD Torres Novas,…

Atletas ribatejanos em grande no triatlo nos Jogos Olímpicos

Os dois atletas torrejanos em prova no triatlo, nos Jogos Olímpicos de Paris, tiveram excelentes participações com Maria Tomé a alcançar o 11.º lugar…

Instituto Politécnico de Santarém e Académica de Santarém celebram protocolo de cedência do Ginásio da ESAS

A Associação Académica de Santarém celebrou um protocolo com o Instituto Politécnico de Santarém que contempla a cedência do ginásio da Escola Superior Agrária…

Competições distritais de futebol sénior iniciam a 4 de Outubro

A Associação de Futebol de Santarém (AFS) já divulgou as datas para o início das competições seniores das modalidades de futebol e futsal. O…