Rui Marques Leitão, responsável pela secção de Teqball dos “Caixeiros” de Santarém, colaborador da Federação Teqball Portugal e representante da FITEQ, órgão máximo que gere a modalidade e todos os jogadores a nível mundial, foi distinguido com o Prémio de Mérito da Federação Internacional de Teqball. Rui Leitão recebeu- o das mãos da antiga estrela do Barcelona e da Selecção Brasileira, Ronaldinho Gaúcho, por ocasião do Campeonato do Mundo, em Bangkok, na Tailândia.

Rui Marques Leitão, que é um dos grandes impulsionadores da modalidade em Portugal e uma referência do Teqball internacional pela sua paixão e dedicação à modalidade e pelo trabalho realizado em prol dos jogadores. Apesar das funções que acumula e desempenha ainda se mantém, aos 51 anos, em actividade como atleta, sendo o português que mais provas nacionais e internacionais disputou até ao momento.

Para Nikola Mitro, da Sérvia, tricampeão Mundial, Rui Leitão merecia o galardão: “Em primeiro lugar, devido à sua relação com toda a gente, sabe o nome de todos os jogadores, está pronto a ouvir toda a gente e a ajudar o mais que pode”.

Já Csaba Banyik, da Hungria, campeão Mundial este ano afirma que “o Rui significa muito para todos os atletas. Mais de 200, de 61 países, vieram a este Campeonato do Mundo e, para além destes atletas de elite, há milhares que participam em competições internacionais em todo o mundo. O elo mais importante entre estes atletas e a Federação Internacional de Teqball (FITEQ) é o Rui. É ele que representa os interesses de todos os jogadores junto do Conselho Executivo da FITEQ”, refere o atleta húngaro.

Esta foi a primeira vez que esta distinção foi atribuída na história do Teqball e da FITEQ, sendo o português, que é membro do Conselho Executivo da FITEQ, eleito em Dezembro de 2021, a primeira pessoa a recebe-la.

Leia também...

Chefe de missão aos Jogos Paralímpicos Tóquio2020 anunciada em Rio Maior

A ex-nadadora Leila Marques vai ser a chefe da missão portuguesa aos…

Vuelta reuniu cerca de 50 mil pessoas em Ourém

Ourém recebeu, no domingo, dia 19 de Agosto, pela primeira vez na…

FPF entrega seis milhões de euros a 179 clubes para viaturas e infraestruturas

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) vai distribuir 6.229.862,33 euros por 179…

Judoca Patrícia Sampaio sofre lesão grave na perna direita no Grand Slam da Hungria

A judoca Patrícia Sampaio (-78 kg) abandonou o combate frente à holandesa…