O Major-General João Vieira Borges foi o orador convidado pelo Rotary Clube de Santarém para o jantar-palestra de fevereiro, mês rotário da Consolidação da Paz e Prevenção de Conflitos, no qual no falará sobre “Uma Nova Ordem Mundial? Análise Geopolítica do Mundo Atual”.

O evento decorreu ontem, dia 20, no Santarém Hotel, a poucos dias do segundo aniversário da invasão russa da Ucrânia. Sobre este assunto, Vieira Borges não tem dúvidas que o conflito ainda está para durar, uma vez que ambas as partes “acham que ainda têm algo a ganhar”.

“Os dois países apresentam ainda posições extremadas. Estamos ainda no tempo da guerra”, afirmou o Coordenador do Observatório de Segurança e Defesa da SEDES.

Na sua análise, começam a ver-se “sinais de cansaço”, quer da Rússia, quer da Ucrânia, “mas o tempo da diplomacia ainda não chegou”.

João Vieira Borges é um dos grandes especialistas nacionais em Geoestratégia do momento. Doutor em Ciências Sociais, Mestre em Estratégia e em Ciências Militares, é o Coordenador do Observatório de Segurança e Defesa da SEDES, sendo ainda conferencista premiado, comentador televisivo e autor de 26 livros e mais de 150 artigos nas áreas da História Militar, da Estratégia e da Segurança e Defesa. É membro do Grupo de Trabalho do Conceito Estratégico de Defesa Nacional, presidente da Comissão Portuguesa de História Militar, professor no Doutoramento em Ciências Militares do Instituto Universitário Militar e coordenador científico do curso Strategy and Safety, no âmbito da UNESCO UNITWIN Chair.

Académico Honorário da Academia Portuguesa da História, é membro da direção da Revista Militar, do conselho editorial da revista Nação e Defesa, do Centro de História da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, do Centro de Investigação Professor Doutor Joaquim Veríssimo Serrão, da Sociedade de Geografia de Lisboa e da Sociedade Histórica da Independência de Portugal. Agraciado com várias condecorações, foi Comandante da Academia Militar, membro do Conselho Directivo do Instituto Universitário Militar e do Conselho do Ensino Superior Militar, tendo sido professor convidado no ISCTE (doutoramento) e na Universidade dos Açores (mestrado).

*Artigo desenvolvido na Edição impressa de 01 de Março

Leia também...

Quercus intenta nova acção popular contra Câmara de Benavente por ilegalidades no PDM

  A associação ambientalista Quercus intentou uma acção popular administrativa contra o Governo, a Câmara de Benavente e vários autarcas que integram ou integraram…

PCP exige resposta para falta de médicos no concelho da Golegã

O PCP reclamou hoje a intervenção da Câmara da Golegã junto do Governo para resolver o problema da falta de médicos de família no…

Mais de 86 mil visualizações nos Debates Autárquicos e hoje é a vez da Chamusca

O ciclo de debates autárquicos promovido pelos jornais Correio do Ribatejo, O Almeirinense e Rede Regional, em parceria com as rádios RCA Ribatejo (104.0…

Carlos Amado expõe “Destruição das Cidades” no Fórum Mário Viegas

O artista plástico Carlos Amado inaugurou no sábado (dia 6), pelas 17h30, no Fórum Actor Mário Viegas do Centro Cultural Regional de Santarém a…