O Major-General João Vieira Borges foi o orador convidado pelo Rotary Clube de Santarém para o jantar-palestra de fevereiro, mês rotário da Consolidação da Paz e Prevenção de Conflitos, no qual no falará sobre “Uma Nova Ordem Mundial? Análise Geopolítica do Mundo Atual”.

O evento decorreu ontem, dia 20, no Santarém Hotel, a poucos dias do segundo aniversário da invasão russa da Ucrânia. Sobre este assunto, Vieira Borges não tem dúvidas que o conflito ainda está para durar, uma vez que ambas as partes “acham que ainda têm algo a ganhar”.

“Os dois países apresentam ainda posições extremadas. Estamos ainda no tempo da guerra”, afirmou o Coordenador do Observatório de Segurança e Defesa da SEDES.

Na sua análise, começam a ver-se “sinais de cansaço”, quer da Rússia, quer da Ucrânia, “mas o tempo da diplomacia ainda não chegou”.

João Vieira Borges é um dos grandes especialistas nacionais em Geoestratégia do momento. Doutor em Ciências Sociais, Mestre em Estratégia e em Ciências Militares, é o Coordenador do Observatório de Segurança e Defesa da SEDES, sendo ainda conferencista premiado, comentador televisivo e autor de 26 livros e mais de 150 artigos nas áreas da História Militar, da Estratégia e da Segurança e Defesa. É membro do Grupo de Trabalho do Conceito Estratégico de Defesa Nacional, presidente da Comissão Portuguesa de História Militar, professor no Doutoramento em Ciências Militares do Instituto Universitário Militar e coordenador científico do curso Strategy and Safety, no âmbito da UNESCO UNITWIN Chair.

Académico Honorário da Academia Portuguesa da História, é membro da direção da Revista Militar, do conselho editorial da revista Nação e Defesa, do Centro de História da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, do Centro de Investigação Professor Doutor Joaquim Veríssimo Serrão, da Sociedade de Geografia de Lisboa e da Sociedade Histórica da Independência de Portugal. Agraciado com várias condecorações, foi Comandante da Academia Militar, membro do Conselho Directivo do Instituto Universitário Militar e do Conselho do Ensino Superior Militar, tendo sido professor convidado no ISCTE (doutoramento) e na Universidade dos Açores (mestrado).

*Artigo desenvolvido na Edição impressa de 01 de Março

Leia também...

CDS questiona Governo sobre reabilitação de estradas em Santarém

CDS questionou o ministro das Infraestruturas e da Habitação sobre a concretização das anunciadas intervenções nas estradas nacionais 365, 361 e 362 e ainda…

Exposição “Sobre Linhas” patente até ao final do mês em Ferreira do Zêzere

Está patente, até ao final do mês de Outubro, na Biblioteca Municipal Dr. António Baião, em Ferreira do Zêzere, a exposição “Sobre Linhas: Comboios…

GNR deteve 111 suspeitos de furtos em residências até 31 de Agosto

 A Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve 111 suspeitos de furtos em residência e cinco por roubo em residência entre 01 de Janeiro e 31…

Comarcas de Leiria, Santarém, Setúbal e Coimbra com impactos relevantes

O Conselho Superior da Magistratura (CSM) regista “impactos relevantes” da passagem da depressão Kristin nas comarcas de Leiria, Setúbal, Santarém e Coimbra e admite…