O certame Sabores do Toiro Bravo regressa, de sexta-feira a domingo, “às típicas tasquinhas”, na Praça de Toiros de Coruche, e aos restaurantes aderentes, acompanhado de um programa que inclui mostras de artesanato, folclore e animação taurina.

Alargado a espaços de tertúlia, o certame centra-se na praça de toiros, para onde está programada animação musical, a qual passará, igualmente, pelos restaurantes aderentes, afirma uma nota da Câmara de Coruche.

Durante o certame, que recebe, em média, cerca de 20 mil visitantes por edição, é possível a degustação de receitas que têm como ingrediente central a carne de toiro bravo, acrescenta.

Programa variado

O programa do fim-de-semana de 6 a 8 de Maio de 2022, dedicado aos Sabores do Toiro Bravo, inicia-se às 18 horas de sexta-feira, dia 6 de Maio, com a inauguração oficial da 18.ª edição do certame gastronómico na Praça de Toiros de Coruche, a que se segue animação ao jantar com os grupos de música popular “Os Salta Pocinhas” e “Os Incógnitos”. À noite, pelas 23 horas, o DJ Ricky toma o palco junto à Tertúlia do Grupo de Forcados Amadores de Coruche.

Já no sábado, 7 de Maio, a animação é retomada ao almoço e ao jantar na Praça de Toiros com os grupos de música popular “Grupeto do Coreto” e “Charanga os Batata”.

Segue-se actividade taurina na Praça, com entrada no sector 7, organizada pelo Grupo de Forcados Amadores de Coruche. Às 15 horas, na arena, tem lugar um treino do Grupo de Forcados Amadores de Coruche e, às 18 horas, a “actividade taurina de pais e filhos”. O programa de sábado conclui-se às 23 horas com a actuação do DJ Tomás F no palco situado junto à Tertúlia.

Finalmente, às 11 horas de domingo, dia 8 de Maio, prossegue a animação taurina na arena da Praça de Toiros, com treino do Grupo de Forcados Amadores do Aposento da Moita. Os almoços e os jantares têm, mais uma vez, programação dedicada junto à Praça de Toiros com os grupos populares “Trinca Espinhas” e “Tocata do Rancho Folclórico Espiga Dourada da Volta do Vale”. Às 17 horas, na Praça da Água, acontece a Oficina de Folclore com a participação dos grupos folclóricos do Concelho.

Note-se que são 12 os restaurantes aderentes, seis dos quais em funcionamento na Praça de Toiros de Coruche (DeCatering; Jakim Girassol; O Farnel; Ó Manel; Páteo Sorraia e Sabores de Coruche) e seis a operar nos próprios estabelecimentos (Cantinho da Sandra; Coruja Chef; Fonte de Pau; Mr. Rino; O Coruchense e Ponte da  Coroa), estes últimos com animação musical itinerante ao jantar de sábado (acordeonista António Figueiredo) e ao almoço de domingo (grupo Fazendeiros Del Pop).

Durante estes três dias os restaurantes aderentes apresentam múltiplas receitas tendo como ingrediente central a carne de toiro bravo – espetada de toiro bravo em pau de loureiro; posta brava à lagareiro; vitela brava assada no tacho com batatinha assada e migas de broa e couve; vazia de toiro bravo com migas, batata frita e laranja; miminhos de toiro bravo na telha; bandarilhas de toiro bravo; canja de toiro bravo; rabo de boi estufado ou maminha na grelha com feijão preto são apenas algumas das muitas iguarias da gastronomia ribatejana que deliciam os visitantes.

Além das múltiplas formas de provar a carne de toiro bravo, o certame estende-se à doçaria e aos vinhos da região, que acompanham os manjares.

Ao longo do evento decorre ainda uma Feira de Artesanato e Produtos Locais no interior e no exterior da Praça de Toiros. Com início às 18 horas de dia 6 de Maio, a Feira encerra às 23 horas de sexta e sábado, e às 20 horas de domingo. No sábado e no domingo a abertura acontece às 10 horas. Ao sábado os restaurantes estão abertos para almoços e jantares, sugerindo-se a visita ao Núcleo Tauromáquico, ao Núcleo Rural ou ao Posto de Turismo, não esquecendo a Loja do Montado para aquisição de produtos locais e artesanato.

Em 2022 os corredores da Praça de Toiros voltam a encher-se de gente, restaurantes e tasquinhas para apresentar as melhores propostas da gastronomia ribatejana. São inúmeras as razões para uma visita inesquecível, a começar pelo Parque do Sorraia, onde se encontra a Praça de Toiros e onde os visitantes podem passear calmamente à beira rio. Ali tão perto encontra-se o parque radical, entre o pavilhão desportivo e o rio, um cais para pequenas embarcações, uma refrescante praça de água e um mural de homenagem à afición coruchense.

Ainda no Parque do Sorraia é possível desfrutar da vista sobre o rio e do Jardim 25 de Abril. Pelo Açude Ponte Pedonal do Sorraia os visitantes têm acesso à margem esquerda do rio. Também o centro histórico de Coruche é digno de visita, nomeadamente pela traça das suas casas senhoriais ou pelas magníficas fachadas das igrejas. Por fim, não se dispensa a visita à Praça da Liberdade, onde se encontra o Edifício dos Paços do Concelho e o Pelourinho, bem como à Ermida de Nossa Senhora do Castelo, cuja vista sobre o Vale do Sorraia deslumbra. Coruche convida a viver o lado bravo da vida.

Leia também...

Santarém Petiscos & Vinhos do Tejo para provar a partir de sexta

“Petiscos & Vinhos do Tejo” é o terceiro evento do programa Santarém…

Espectáculo de rua Sómente em Tomar no âmbito do 2º Manobras – Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas

Tomar vai receber, no próximo sábado, no âmbito do 2º Manobras –…

Criadores portugueses conquistam dois primeiros lugares em prova dedicada a espécie ornitológica

Uma equipa composta pelos criadores José e Gaspar Brogueira conquistaram, no fim-de-semana…

Campanha “Separar é Cuidar do Ambiente” arrancou em Abrantes

Os SMA – Serviços Municipalizados de Abrantes e a VALNOR – Valorização…