A Câmara Municipal de Salvaterra de Magos já deu início ao projecto de remodelação das atuais lâmpadas de vapor de sódio da rede de iluminação pública pela aplicação de tecnologia LED.

A empreitada arrancou na passada segunda-feira, 9 de Dezembro, na freguesia de Muge, e prevê substituir um total de 4400 luminárias no concelho, reduzindo assim o consumo de energia eléctrica na ordem de 1.058 MWh e promovendo uma diminuição de emissões de CO2 em cerca de 380 toneladas por ano.

O investimento de 800 mil euros é comparticipado através de fundos comunitários (subvenção reembolsável) sendo amortizado em nove anos com verbas provenientes da poupança energética estimada.

Para Hélder Esménio, Presidente da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, esta medida tem um grande importância porque é “ambientalmente relevante e possibilitará a curto/ médio prazo diminuir os gastos do Município com a iluminação pública, o que permitirá oportunamente prosseguir este esforço e estender a remodelação às demais luminárias da rede pública de iluminação”.

Leia também...

Escola Profissional de Tomar é a melhor do distrito de Santarém no Concurso Academia Ponto Verde

A Escola Profissional de Tomar obteve a melhor pontuação do distrito de Santarém no Concurso Academia Ponto Verde (APV), com 32.227,04 pontos. As 20…

Governo quer encerrar central termoeléctrica do Pego em 2022

O Governo quer encerrar a central de produção de electricidade a carvão do Pego, em 2022, afirmou esta sexta-feira, em Coimbra, o ministro do…

Santarém tem 38 freguesias identificadas como prioritárias na limpeza da floresta

O Governo identificou 1002 freguesias prioritárias para fiscalização da gestão de combustível este ano, no âmbito da defesa da floresta contra incêndios, menos 112…

Ecolezíria lava e desinfecta contentores enterrados de Almeirim

A Ecolezíria – Empresa Intermunicipal da Lezíria do Tejo de recolha e tratamento de resíduos urbanos – deu início ao processo de higienização dos…