A Câmara Municipal de Salvaterra de Magos já deu início ao projecto de remodelação das atuais lâmpadas de vapor de sódio da rede de iluminação pública pela aplicação de tecnologia LED.

A empreitada arrancou na passada segunda-feira, 9 de Dezembro, na freguesia de Muge, e prevê substituir um total de 4400 luminárias no concelho, reduzindo assim o consumo de energia eléctrica na ordem de 1.058 MWh e promovendo uma diminuição de emissões de CO2 em cerca de 380 toneladas por ano.

O investimento de 800 mil euros é comparticipado através de fundos comunitários (subvenção reembolsável) sendo amortizado em nove anos com verbas provenientes da poupança energética estimada.

Para Hélder Esménio, Presidente da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, esta medida tem um grande importância porque é “ambientalmente relevante e possibilitará a curto/ médio prazo diminuir os gastos do Município com a iluminação pública, o que permitirá oportunamente prosseguir este esforço e estender a remodelação às demais luminárias da rede pública de iluminação”.

Leia também...

Santarém na primeira associação de limpeza urbana em Portugal

A primeira associação de limpeza urbana em Portugal reúne 12 municípios e quer criar parcerias para cidades mais inteligentes e sustentáveis, reforçando a mobilização…

Webinar vai discutir futuro do rio Nabão em Tomar

A Câmara Municipal de Tomar vai promover na próxima segunda-feira 22 de Março, um webinar intitulado “Rio Nabão: ontem, hoje e amanhã?”. O Centro…

“O ambiente deve estar no centro da recuperação económica”

João Pedro Soeiro de Matos Fernandes conhece bem os contornos de Portugal e tomou como sua a missão de traçar-lhe um futuro mais sustentável.…

Freguesias podem inscrever projectos de boas práticas no programa Eco-freguesias XXI

A Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) lançou a quarta edição do programa Eco-Freguesias XXI, que pretende distinguir as boas práticas ambientais e de…