A Santa Casa da Misericórdia de Santarém concretizou na passada quarta-feira, 22 de Outubro, um dos compromissos assumidos pela actual provedoria, com a entrega da primeira edição do Prémio Escolar Dr. António Pena Monteiro, distinção que reconhece o mérito académico dos filhos dos trabalhadores da instituição.

A cerimónia decorreu na Capela Dourada, junto à Igreja de Jesus Cristo, reunindo membros da Mesa Administrativa, representantes da família do patrono, autarcas, dirigentes e colaboradores da Santa Casa.

O prémio, de carácter pecuniário, nasceu da intenção expressa pela candidatura de José Miguel Noras à provedoria, que se comprometera a “valorizar e reconhecer o esforço dos colaboradores da Santa Casa da Misericórdia de Santarém, apostando na sua satisfação profissional, bem como no reforço da motivação e na formação contínuas”. No mesmo documento lia-se que “mais importantes do que a qualidade das instalações são o dinamismo, a entrega e o espírito inovador dos nossos parceiros de missão solidária – os zelosos e competentes funcionários da nossa Santa Casa da Misericórdia, uma Santa Casa viva”.

Instituído pela Santa Casa com o patrocínio da Águas de Santarém – EM, SA, o prémio reconheceu Beatriz de Sá Santos (ensino secundário), Cristiana Sofia Pacheco Ribeiro e João Pedro Andrade Mota (licenciatura) e Daniela Alexandra Mendes Duarte (mestrado).

Na abertura da cerimónia, o provedor da Santa Casa, José Miguel Noras, evocou o simbolismo do espaço e a memória do médico e académico que dá nome ao prémio. “Falamos hoje perante a memória, porque só resiste ao esquecimento aquilo que permanece nas obras. É essa permanência que dá sentido à homenagem que aqui prestamos, nesta Capela Dourada – testemunho máximo do génio artístico e espiritual do nosso país”, afirmou, sublinhando que o galardão “reconhece o valor da educação como instrumento de libertação e de aperfeiçoamento humano”.

“Educar é transmitir valores, conhecimento e princípios de geração em geração. É formar pessoas capazes de se aperfeiçoar, de imaginar e de criar, e é também fazer florescer o talento e a bondade que existem em cada um”, disse José Miguel Noras, para quem “o Dr. António Pena Monteiro compreendia isso como poucos: foi um homem de ciência e de cultura, mas, acima de tudo, um humanista”.

O provedor destacou que o prémio “é uma homenagem à sua memória, mas também um estímulo aos jovens que se distinguem pelo mérito e pela dedicação”. Para o responsável, “distinguir os melhores é reconhecer o esforço de todos e afirmar que o mérito é, antes de mais, um exemplo que se partilha”.

José Miguel Noras agradeceu à família Pena Monteiro e à Águas de Santarém, considerando que “quando a sociedade civil se une em torno da educação, constrói futuro”. Recordou ainda o contributo de Ramiro Matos, presidente do Conselho de Administração da empresa, “que compreendeu desde o início a importância de criar um prémio capaz de valorizar o trabalho, o esforço e a excelência dos filhos dos trabalhadores da Misericórdia”.

“Ao distinguirmos estes jovens, afirmamos que a educação continua a ser o caminho da esperança. Sem educação não há futuro. E sem memória, não há identidade”, declarou.

No encerramento, o provedor evocou ainda a dimensão histórica da instituição, “com mais de cinco séculos de vida”, e reiterou o compromisso “com os valores fundadores da solidariedade, da justiça, da dignidade e da fé no progresso humano”.

“Que o exemplo do Dr. António Pena Monteiro inspire os jovens que hoje premiamos – e que a luz desta Capela Dourada continue a iluminar o caminho de todos os que acreditam na educação como a mais nobre das missões”, concluiu.

O presidente da Câmara Municipal de Santarém, João Leite, associou-se à homenagem, elogiando a iniciativa da Santa Casa e o patrocínio da Águas de Santarém, e sublinhou o papel central da educação no desenvolvimento do concelho.

“A educação é o maior investimento que uma comunidade pode fazer. É um processo contínuo, que nunca termina”, afirmou. “Ao distinguir os filhos dos trabalhadores, a Misericórdia reconhece o que de mais importante temos: as pessoas. É uma forma de agradecer aos colaboradores e, ao mesmo tempo, de incentivar os seus filhos a prosseguir os estudos, a aprender e a crescer.”

João Leite destacou a importância de manter os jovens ligados à terra e de criar condições para que possam construir o seu futuro em Santarém.

“Queremos que os jovens estudem, conheçam o mundo, mas que regressem. É fundamental fixar aqui o nosso capital humano”, disse, acrescentando que “a autarquia tem vindo a trabalhar, em conjunto com instituições e empresas, para tornar Santarém um território atractivo, capaz de reter jovens qualificados”.

O autarca referiu ainda que “a cidade está a afirmar-se como um espaço de inovação, cultura e futuro”, apontando “a recuperação da antiga Escola Prática de Cavalaria, que será transformada num espaço de cultura, inovação e juventude”, como exemplo de investimento na valorização patrimonial e na criação de oportunidades para as novas gerações.

“Quando instituições, autarquias e empresas trabalham lado a lado em prol da educação, todos ganham. Este prémio é um exemplo luminoso do que podemos alcançar em conjunto”, sublinhou.

O Prémio Escolar Dr. António Pena Monteiro nasce, assim, com a intenção de se afirmar como um marco anual de reconhecimento ao mérito académico e de incentivo à educação como motor de progresso individual e colectivo, perpetuando a memória de um dos mais respeitados cidadãos de Santarém.

Leia também...

Cartaxo disponibiliza 252 computadores e 81 routers para alunos do ensino básico

A Câmara do Cartaxo vai entregar, a título de empréstimo, 252 computadores e 81 routers de acesso à Internet a alunos do ensino básico…

Presidência e Assembleia da República apoiam Prémio Literário ‘A Escola’ na Linhanceira

Galardão criado no âmbito do Centenário das Escolas na Linhaceira vai conceder três prémios na freguesia de Asseiceira, três no concelho de Tomar e…

Secretária de Estado Adjunta e da Educação assume compromisso para renovar escola de Marinhais

A Secretária de Estado Adjunta e da Educação, Alexandra Leitão, participou na terça-feira, 26 de Fevereiro, numa visita e reunião de trabalho nas instalações…

Escola em Tomar encerrada e todas as turmas com aulas à distância

A Escola Secundária Santa Maria do Olival, em Tomar, vai encerrar nas próximas duas semanas devido à pandemia de covid-19 e todas as turmas…