O Salão Nobre da Casa do Campino acolheu na passada quinta-feira, 12 de dezembro, o 1º Encontro Nacional de Vinhos Biológicos, promovido e organizado pela AGROBIO – Associação Portuguesa de Agricultura Biológica e pela AMPV – Associação do Municípios Portugueses do Vinho, com o apoio da Câmara Municipal de Santarém que contou com a participação de Nuno Russo, Vereador do Município de Santarém, com o Pelouro da Agricultura e Florestas, na sessão de abertura desta iniciativa, que decorre no âmbito da Cidade do Vinho 2024.

O Vereador da Câmara Municipal de Santarém endereçou “os votos de bom trabalho na concretização deste programa sobre vinhos biológicos” e lembrou que “Santarém é Cidade do Vinho, este ano, e tem organizado diversas iniciativas com o objetivo de dar a conhecer o território e promover os vinhos produzidos nesta região, de forma a contribuir para o desenvolvimento económico-social e a sustentabilidade ambiental, valorizando a vitivinicultura, o mundo rural, as dinâmicas culturais e o Enoturismo”.

A sessão de abertura também contou com a participação de Jaime Ferreira, Presidente da Direção da AGROBIO, José Arruda, Secretário-Geral da AMPV – Associação de Municípios Portugueses do Vinho e de Luís Castro, Presidente da CVR Tejo.

Ao longo do dia foram abordados temas como: Agricultura Biológica – Enquadramento; Regras e Normas de Produção; Sequestro de Carbono; Vinhos Biológicos na AMPV; Controlo e Certificação; Referencial Nacional de Certificação de Sustentabilidade para o Setor Vitivinícola; Comercialização dos vinhos biológicos; Impacto do Mercosul nos vinhos Portugueses; Importação de vinhos em Portugal (preços e stocks); Mercado dos Vinhos Biológicos; Comercialização de Vinhos Biológicos no Panorama Nacional; Bio-regiões e os Vinhos e Mercado de Vinhos.

Leia também...

Carro ardido provoca incendio ao Km 27 da A15

Um incendio num veiculo ao km 27 da A15 provocou um incendio na zona de mato junto da auto-estrada. O alerta terá sido dado…

Câmara de Abrantes aprovou orçamento de 43,1 ME para 2023

A Assembleia Municipal de Abrantes aprovou por maioria o orçamento para 2023, no valor de 43,1 milhões de euros, montante que representa um crescimento…

Bombeiros de Pernes dizem que já não existe dívida de 900 mil euros

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Pernes assegurou ontem que já não existe nenhuma dívida de 900 mil euros por parte do Ministério…

Mercadona renova apoio à campanha do Banco Solidário Animal

Pelo quarto ano consecutivo a solidariedade animal volta a estar no centro das atenções da Mercadona, anuncia a entidade em comunicado. Entre os dias…