Challenger Teqball League reuniu 62 atletas de 15 nacionalidades e contou com campeões do mundo, numa etapa marcada também pelo protagonismo dos atletas dos “Caixeiros” de Santarém.
A elite internacional do teqball esteve reunida em Santarém entre os dias 27 e 29 de Agosto, para a realização de mais uma etapa da Challenger Teqball League. A competição, integrada no circuito mundial da Federação Internacional de Teqball (FITEQ), de categoria 4, juntou 62 atletas de 15 nacionalidades e distribuiu 3.000 euros em prize money.
A Nave Desportiva Municipal recebeu alguns dos maiores nomes da actualidade da modalidade. Campeões do mundo, vice-campeões mundiais e atletas no topo do ranking internacional marcaram presença numa etapa que confirmou a crescente projecção de Santarém no calendário internacional do teqball.
Em comunicado, a organização destacou que a presença de atletas de referência internacional proporcionou “uma competição de elevada qualidade técnica e competitiva, com jogos equilibrados, grande intensidade e momentos de grande espectáculo ao longo dos três dias”.
Para os atletas portugueses, e em particular para os jogadores dos GFEC “Caixeiros” de Santarém, a competição representou também uma oportunidade de contacto directo com algumas das principais referências mundiais da modalidade.
“A possibilidade de competir, treinar e partilhar experiências com atletas de topo constitui uma componente importante do processo de evolução competitiva, permitindo aos jogadores nacionais adquirir experiência e conhecimento num contexto internacional de grande exigência”, sublinharam os responsáveis.
Atletas dos “Caixeiros” em destaque
A representação dos “Caixeiros” de Santarém assumiu um papel de destaque ao longo da competição, com vários atletas do clube a marcarem presença nas decisões das três categorias. Nas duplas femininas, cinco atletas do emblema escalabitano integraram o lote das oito melhores atletas da etapa. A final colocou frente a frente três atletas do clube de Santarém.
A brasileira Patrícia Nardy formou dupla com a romena Kinga Barabási, actual campeã do mundo de duplas mistas, enquanto Carolina Clemente e Zsofia Dezsenyi defenderam as cores do clube do outro lado da mesa. Num encontro equilibrado e de elevado nível competitivo, a dupla de Patrícia Nardy e Kinga Barabási conquistou o título, impondo a sua experiência perante a dupla da casa.
Os terceiros lugares foram conquistados, ex-aequo, pela francesa Amelie Julian, actual Top4 mundial e atleta dos Caixeiros, em dupla com a libanesa Maria Chedid, e por Filipa Martins, também atleta da formação ribatejana, que competiu ao lado da eslovaca Adriana Kecerova.
Martim Vasques e Gonçalo Reis surpreendem e chegam à final masculina
Nas duplas masculinas, a etapa apresentou igualmente um elevado quadro competitivo. O húngaro Apor Gyorgydeak, quatro vezes campeão do mundo, juntou-se ao polaco Marek Pokwap, actual líder do ranking mundial, e a dupla confirmou o favoritismo, conquistando o primeiro lugar.
Na final, os campeões encontraram, contudo, uma dupla da casa formada por dois dos mais jovens atletas em competição: Martim Vasques, de 17 anos, e Gonçalo Reis, de 18, ambos do clube de Santarém.
A presença dos dois jovens portugueses na final, perante uma dupla com quatro títulos mundiais e a liderança do ranking internacional, constituiu um dos momentos de maior destaque da competição.
“A prestação de Martim Vasques e Gonçalo Reis demonstrou a capacidade dos atletas portugueses para competir ao mais alto nível e confirmou os dois jovens dos Caixeiros como valores a acompanhar no futuro do teqball internacional”, afirmou a organização na nota informativa.
O terceiro lugar, ex-aequo, foi conquistado pela dupla formada pelo atleta dos Caixeiros Frederik Møndrup, da Dinamarca, actual campeão europeu de sub-19, pelo seu compatriota Jens Toftegaard, e pela dupla formada pelo austríaco Alexander Hamm e o romeno Istvan-David Sagyebo.
Campeões do Mundo vencem Duplas Mistas
Nas duplas mistas, o título ficou nas mãos dos actuais campeões do mundo, Apor Gyorgydeak e Kinga Barabási. A dupla confirmou o estatuto de favorita e superou na final Marek Pokwap e Maria Chedid, conquistando mais uma vitória num dos quadros competitivos mais fortes da etapa.
Entre as grandes revelações da categoria esteve a dupla formada pelo português Gonçalo Reis e pela eslovaca Adriana Kecerova, que alcançou um dos terceiros lugares e voltou a colocar o jovem atleta dos “Caixeiros” no pódio de uma competição internacional.
O outro terceiro lugar foi conquistado pela dupla formada pelo austríaco Alexander Hamm e pela atleta dos “Caixeiros” de Santarém Zsofia Dezsenyi.
Santarém consolida posição no mapa internacional do teqball
A etapa ficou ainda marcada pela avaliação positiva dos atletas e das delegações presentes, que destacaram as condições disponibilizadas, a organização e o cuidado colocado nos diferentes aspectos da competição.
Por sua vez, a FITEQ considerou a etapa de Santarém como “uma das mais bem realizadas ao longo do ano”, tendo em conta o nível dos atletas presentes, as condições proporcionadas e a qualidade da organização.
“Conseguimos criar todas as condições para receber os atletas da melhor forma e, se a componente competitiva superou todas as expectativas, também sentimos que o trabalho que desenvolvemos fora da competição foi muito importante”, destacou Rui Leitão, membro do conselho executivo da FITEQ e responsável pela organização.
O responsável evidenciou também que o evento teve uma dimensão social, aproximando a competição da comunidade e da própria cidade. A iniciativa envolveu restaurantes, unidades hoteleiras e outros parceiros locais, “para que o teqball pudesse ser vivido para além da Nave Desportiva Municipal e tivesse um verdadeiro impacto em Santarém”, realçou.
A Challenger Teqball League Santarém Cup voltou a reforçar o posicionamento de Santarém como “uma das cidades de referência do teqball internacional”, numa ligação que tem vindo a ganhar expressão através da realização de competições internacionais e da presença assídua dos atletas dos “Caixeiros” de Santarém no circuito mundial.

