O Município de Santarém aprovou, no dia 23 de Novembro, por unanimidade, a moção “Pela Liberdade de acesso aos Espetáculos de Cultura Popular Portuguesa”.

A moção foi subscrita pelo presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves, e pelos vereadores do PSD: Inês Barroso, Nuno Serra, Cristina Casanova e Ricardo Rato, refere que “reconhece o interesse da Tauromaquia como dinamizador cultural, económico e social da região e considera que deve existir liberdade para todos, no acesso e participação em eventos de cultura popular Portuguesa, em particular, a cultura tauromáquica”.

Segundo um comunicado da autarquia, esta moção “condena veemente as propostas do Bloco de Esquerda (BE) e do Partido das Pessoas, Animais e Natureza (PAN) e que restringem a liberdade de cada indivíduo em assistir ou participar em eventos que estes dois partidos consideram que não se identificam com as suas ideologias”, e apela ao “Governo e deputados eleitos para a Assembleia da República, que se oponham a estes diplomas, mantendo a liberdade e identidade de um povo”. 

“A existência do Grupo de Forcados Amadores de Santarém, o mais antigo de Portugal, por onde passaram centenas de jovens de todo o País, são uma marca indelével da nossa Cidade, não apenas ao nível nacional, mas também europeu e mundial, e comprovam que a juventude, a tauromaquia, a tradição e a cultura popular são todas elas elementos de uma expressão cultural mundialmente reconhecida”, assinala o documento.

É ainda relembrado nessa moção que “pelas praças de touros da cidade de Santarém, quer na praça velha, quer pela Monumental Celestino Graça, passaram os nomes mais sonantes da tauromaquia nacional e mundial, que fizeram deslocar multidões, em liberdade, à nossa cidade, dinamizando a economia local e apoiando o desenvolvimento do concelho”.        

A moção reforça ainda que “proibir os menores de dezoito anos de assistirem e participarem em espectáculos taurinos é querer apagar da memória das novas gerações uma parte da história e Cultura Popular Portuguesa”.

Leia também...

PSP e GNR reforçam fiscalização para evitar deslocações entre concelhos

A PSP e a GNR vão realizar, a partir desta sexta-feira, operações de patrulhamento, sensibilização e fiscalização em todo país para garantir as regras…

Traficante de droga detido em flagrante pela GNR em Almeirim

Um homem de 61 anos de idade foi detido em flagrante delito pela GNR pelo crime de trafico de estupefacientes, no dia 7 de…

Proteção civil envia SMS sobre restrições à circulação na Páscoa

A Proteção Civil está a enviar mensagens por telemóvel (SMS) à população sobre a situação de risco devido à pandemia covid-19 e sobre as…

Santarém quer abrir museu de S. João de Alporão “o mais rapidamente possível”

A Câmara de Santarém quer reabrir “o mais rapidamente possível” o museu de S. João de Alporão, encerrado ao público em 2012 por razões…