Santarém assinala esta sexta-feira, 25 de Abril, os 51 anos da Revolução dos Cravos com um programa comemorativo que celebra a liberdade através da música, da cultura e das tradições locais.

As comemorações do dia têm início às 10h30 com o desfile “Bandas Acordam a Cidade”, que conta com a participação da Banda da Sociedade Filarmónica Alcanedense, da Banda da Sociedade Filarmónica de Instrução e Cultura Musical de Gansaria e da Banda da Sociedade Musical e Recreativa do Xartinho. Cada banda percorrerá diferentes trajectos até convergirem no Jardim dos Cravos, junto ao Monumento a Salgueiro Maia.

O percurso A tem início no Largo Comendador Paulino da Cunha e Silva e segue pela Rua Dr. António Maria Galhordas, Avenida dos Combatentes, Largo Cândido dos Reis e Avenida Marquês Sá da Bandeira até ao Jardim dos Cravos. O percurso B começa no Largo Infante Santo, em frente à antiga Escola Prática de Cavalaria, prosseguindo pela Rua Cidade da Covilhã, Praça Sá da Bandeira, Rua Capelo e Ivens, Rua João Afonso, Largo Cândido dos Reis, Rua Pedro de Santarém, Praceta Pedro Escuro e finalizando no Jardim dos Cravos. Já o percurso C parte da zona do Sacapeito, junto ao Santarém Hotel, e passa pela Avenida Madre Luísa Andaluz, Rotunda António Gomes de Abreu, Avenida Grupo de Forcados Amadores de Santarém e Avenida D. Afonso Henriques até ao mesmo ponto de encontro.

Em paralelo, decorre no Jardim da República, também a partir das 10h30 e até cerca das 17h00, a iniciativa “Há Festa no Jardim”, reunindo agentes culturais do concelho num evento que pretende ser uma celebração de saberes, sabores e tradições.

Pelas 11h00, no Jardim dos Cravos, realiza-se a cerimónia “Cravos para Salgueiro Maia”, numa parceria com o Exército Português, homenageando o capitão que é símbolo maior da Revolução. Segue-se, pelas 12h30, a reinauguração do “Mural de Abril”, uma obra de arte urbana instalada no ano passado e agora renovada para integrar as celebrações deste ano.

Após as 13h00, na antiga Escola Prática de Cavalaria, tem lugar o tradicional almoço comemorativo do 25 de Abril, uma iniciativa que mantém a memória viva da revolução.

Durante a tarde, a cidade volta a encher-se de cor e movimento com o “Desfile da Liberdade – Marchar pelo Futuro”, que parte do Jardim da República às 16h45, passando pelo Jardim da Liberdade, Largo Cândido dos Reis, Avenida General Marquês Sá da Bandeira, Jardim dos Cravos, Praceta Pedro Escuro, Rua Pedro Santarém, Largo Cândido dos Reis, Rua João Afonso, Rua 1.º de Dezembro e Rua Vila de Belmonte, terminando no Largo Pedro Álvares Cabral, junto da Igreja da Graça.

O programa encerra a partir das 17h30 com o Encontro de Coros Comemorativo do 25 de Abril, sob o lema “Desde 1976 a Celebrar a Liberdade e a Democracia”, na Igreja da Graça. Participam o Coro do Círculo Cultural Scalabitano, organizador da iniciativa, o Charales Chorus do Centro de Artes e Ofícios Roque Gameiro (Minde), o Coro da Sociedade Musical de Paderne e o Coro Polifónico da Casa do Povo de Tondela.

As comemorações do 25 de Abril em Santarém tiveram início ainda antes desta sexta-feira, com a realização de diversos eventos alusivos à efeméride, numa programação que se prolonga por vários dias.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Leia também...

Cartaxo Sessions regressam ao Centro Cultural dia 10 de Fevereiro

O Centro Cultural do Cartaxo volta a receber, no dia 10 de…

Projeto usa engenharia natural para “reabilitar troço-a-troço” ribeiras de Santarém

O projeto Reabilitar Troço-a-Troço (RTT), nomeado para os prémios Novo Bauhaus Europeu,…

1º Festival da Marmelada animou a Vila da Marmeleira

Realizou-se no dia 30 de Setembro, na Vila da Marmeleira o 1º…

Município de Tomar promove sarau cultural à luz de candeias

A Biblioteca Municipal de Tomar vai promover na sexta-feira, às 20:00, um…