Foto ilustrativa

A Câmara Municipal de Santarém vai avançar com a construção de duas creches para responder ao crescimento populacional e incentivar a natalidade no concelho, anunciou hoje o presidente da autarquia, João Leite, em declarações à Lusa.

“É um projeto muito importante para Santarém. Nós estamos a ter um feliz crescimento populacional e é um apoio que queremos dar às famílias. É uma necessidade que já estava identificada e que eu, junto dos serviços da Câmara Municipal, fiz questão de apontar baterias para tornar possível esta resposta a curto prazo”, afirmou.

A primeira creche será instalada na freguesia da Moçarria, onde funcionam atualmente duas escolas. Uma delas albergará o Jardim de Infância e o 1.º ciclo, enquanto a outra será convertida na nova creche, com previsão de entrada em funcionamento já em setembro deste ano.

A segunda creche ocupará parte da Escola de São Salvador, no centro histórico de Santarém, que passará a oferecer três níveis de ensino: creche, Jardim de Infância e 1.º ciclo. A autarquia prepara agora a requalificação do edifício, com abertura prevista para 2026.

João Leite sublinhou que o objetivo é fixar famílias e combater a baixa natalidade, “um dos maiores desafios nacionais”.

“Santarém não pode ignorar esta realidade. Queremos que as famílias sintam o apoio do município, porque aumentar a natalidade é crucial para o futuro coletivo”, declarou.

Sobre a intervenção na Escola de São Salvador, o autarca destacou o “duplo impacto” da medida.

“Este tipo de resposta, mas tem aqui uma dupla finalidade também, que é criar dinâmicas no território e no centro histórico em particular. Estamos a falar de pais, encarregados de educação, avós que vão frequentar todo aquele espaço”, referiu.

A requalificação da Escola de São Salvador será financiada por fundos comunitários “já garantidos”, adiantou João Leite à Lusa. O investimento total só será conhecido após a conclusão do projeto de execução, atualmente em fase final de elaboração.

Já na Moçarria, as obras para a nova creche serão de “pequena escala”, focadas na adaptação dos espaços existentes e no reforço dos recursos humanos.

Leia também...

Clube de Ginástica de Torres Novas com excelentes resultados no Campeonato Nacional

O Campeonato Nacional realizou-se nos dias 13 e 14 de Maio no…

As bonificações podem custar hoje a amarela a Rafael Reis

O ciclista português Rafael Reis (Glassdrive-Q8-Anicolor) deverá perder hoje a amarela no…

Despiste de camião provoca um ferido e corte de acesso à rua O

Um veículo pesado mercadorias entrou em despiste e acabou por ficar parcialmente…

Sardoal em festa assina protocolo de 2,7 ME para habitações a custos acessíveis

O município de Sardoal assinou hoje um protocolo com o Governo para…