Foto ilustrativa

A Câmara Municipal de Santarém vai avançar com a construção de duas creches para responder ao crescimento populacional e incentivar a natalidade no concelho, anunciou hoje o presidente da autarquia, João Leite, em declarações à Lusa.

“É um projeto muito importante para Santarém. Nós estamos a ter um feliz crescimento populacional e é um apoio que queremos dar às famílias. É uma necessidade que já estava identificada e que eu, junto dos serviços da Câmara Municipal, fiz questão de apontar baterias para tornar possível esta resposta a curto prazo”, afirmou.

A primeira creche será instalada na freguesia da Moçarria, onde funcionam atualmente duas escolas. Uma delas albergará o Jardim de Infância e o 1.º ciclo, enquanto a outra será convertida na nova creche, com previsão de entrada em funcionamento já em setembro deste ano.

A segunda creche ocupará parte da Escola de São Salvador, no centro histórico de Santarém, que passará a oferecer três níveis de ensino: creche, Jardim de Infância e 1.º ciclo. A autarquia prepara agora a requalificação do edifício, com abertura prevista para 2026.

João Leite sublinhou que o objetivo é fixar famílias e combater a baixa natalidade, “um dos maiores desafios nacionais”.

“Santarém não pode ignorar esta realidade. Queremos que as famílias sintam o apoio do município, porque aumentar a natalidade é crucial para o futuro coletivo”, declarou.

Sobre a intervenção na Escola de São Salvador, o autarca destacou o “duplo impacto” da medida.

“Este tipo de resposta, mas tem aqui uma dupla finalidade também, que é criar dinâmicas no território e no centro histórico em particular. Estamos a falar de pais, encarregados de educação, avós que vão frequentar todo aquele espaço”, referiu.

A requalificação da Escola de São Salvador será financiada por fundos comunitários “já garantidos”, adiantou João Leite à Lusa. O investimento total só será conhecido após a conclusão do projeto de execução, atualmente em fase final de elaboração.

Já na Moçarria, as obras para a nova creche serão de “pequena escala”, focadas na adaptação dos espaços existentes e no reforço dos recursos humanos.

Leia também...

Cáritas lança campanha de apoio à população atingida pela guerra

A Cáritas Portuguesa, com o apoio da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), anunciou…

Entidade de Turismo certifica restaurantes de Rio Maior

Quatro restaurantes de Rio Maior receberam da Entidade Regional de Turismo do…

Santarém sob aviso laranja devido à previsão de chuva e trovoada

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou este sábado,…

Alpiarça celebra 111 anos como concelho com um programa comemorativo diversificado

Amanhã, dia 2 de abril, Alpiarça assinala 111 anos de elevação a…