Santarém voltou a ser a ‘capital’ do futebol de formação com a realização, entre os dias 27 e 30 de Março, do Torneio ‘Santarém Cup’, promovido pela Associação Académica de Santarém, este ano na sua 10.ª edição.
André Almeida, antigo futebolista do Benfica e internacional português foi o padrinho da edição deste ano, para quem “estar ligado ao desporto jovem é um motivo de orgulho” afirmou ao ‘Correio do Ribatejo’.
Aquele que é considerado o maior torneio de formação organizado por um clube em Portugal trouxe a Santarém nove Associações de Futebol, 36 clubes, divididos por 12 equipas de futebol 5, 44 equipas de futebol 7 e 12 equipas de futebol 9, envolvendo cerca de um milhar de atletas, 60 árbitros e muitos jogos para disputar.
Este ano os embaixadores, todos eles com formação feita no clube, foram Rafael Alcobia, antigo atleta da Académica de Santarém e que actua na primeira liga, no Portimonense, Hugo Tavares, internacional Canadiano que se encontra a estudar nos Estados Unidos e actua pelos Flint City Bucks, Marta Melão, que joga actualmente no Sporting Clube de Portugal e Jaime Simões, que actua no Football Club Swift Hesperange do Luxemburgo.
Briosa na final de Sub-13
No quadro competitivo, a Associação Académica de Santarém marcou presença na final do escalão Sub-13, tendo perdido a final (0-2) para a US Grigny Football (França).
No escalão de Sub-12 a final foi vencida pelo FOOTescola NSRM que venceu o GRAP por 4-3. Já no escalão Sub-11, a vitória foi também para outra formação francesa, o Football Club de Melun, que bateu o Sporting CP por 9-0.
Em Sub-10, a final teve honras de ‘clássico’ com um empolgante Sport Lisboa e Benfica –FC Porto que terminou com a vitória dos lisboetas por 5-3.
Finalmente no escalão Sub-8, os finalistas foram os mesmos do escalão Sub-10, mas o resultado final inverteu-se, isto é, sorriu à turma nortenha do FC Porto que venceu o SL Benfica por 6-4.
Apesar do mau tempo que se fez sentir e que condicionou alguns momentos do Torneio, a intempérie não retirou brilho à 10.ª edição do ‘Santarém Cup’ de 2024, que promete voltar no próximo ano para voltar a apelidar Santarém como ‘capital’ do futebol de formação durante quatro dias.