A 38ª edição mais antigo festival gastronómico de Portugal foi hoje apresentada durante um almoço confeccionado pelo chef ribatejano Rodrigo Castelo e servido na aldeia piscatória das Caneiras.
Entre 26 de Outubro e 4 de Novembro, o Festival Nacional de Gastronomia (FNG) vai voltar a celebrar Portugal à mesa, com o melhor da tradição gastronómica nacional e banquetes desenvolvidos por três chefes distinguidos com Estrela Michelin, Vítor Matos, Tiago Bonito e Joachim Koerper, sob a coordenação da “revelação ribatejana” Rodrigo Castelo.
A 38ª edição do festival decorre na Casa do Campino e, este ano, dedica a sua programação ao tema do azeite.
“A Gastronomia, como é carinhosamente reconhecido o nosso festival, o maior e mais antigo do país, enaltece o património gastronómico português e, este ano, queremos evidenciar um alimento tão típico, transversal e tão português, como o azeite, e evidenciá-lo também nas criações dos nossos chefes Michelin. Queremos que, ano após ano, os nossos visitantes sejam conquistados e surpreendidos, além do sabor, pelos aromas, texturas e apresentação”, revela Ricardo Gonçalves, presidente da Câmara Municipal de Santarém.
Os quatro chefes vão desenvolver e apresentar as suas artes em banquetes durante as sextas-feiras e sábados do festival. A estreia, dia 26 de Outubro, cabe a Tiago Bonito, chefe da Casa da Calçada, em Amarante. Seguem-se, a 27 de outubro, o chefe Vítor Matos, do Antiqvvm, no Porto, e do Vidago Palace, em Vidago, a 2 de novembro Joachim Koerper, chefe do Eleven, em Lisboa, e a 3 de Novembro o chefe ribatejano Rodrigo Castelo, da Taberna Ó Balcão, em Santarém.
Os visitantes poderão também descobrir especialidades de norte a sul do pais e das ilhas dos Açores e da Madeira, através dos 12 restaurantes presentes no evento, além das tasquinhas típicas com produtos regionais, vinhos e doçaria.
Do programa vão também constar momentos formativos, com aulas de cozinha, demonstrações de cozinha ao vivo, conversas sobre vinho e provas harmonizadas. No âmbito do tema deste ano juntam-se ao Festival os municípios produtores de azeite de Mirandela, Moura, Marvão e Castelo Branco e ainda a Região dos Açores, que vão apresentar-se em dias distintos, com uma programação própria, na qual estão garantidas degustações gastronómicas que ensinam a descobrir e a apreciar o azeite.
O Festival de Gastronomia de Santarém vai ainda acolher a cerimónia de entrega dos Prémios Great Taste Awards Portugal, a 29 de Outubro, e atribuir o primeiro prémio Modernidade e Tradição, a 31 de Outubro, em que antigos vencedores do Concurso Nacional Jovem Talento de Gastronomia competem entre si com um prato inspirado em azeite. Também a 1 de Novembro vai ser apresentada a Carta Gastronómica do Ribatejo, um documento com 557 receitas recolhidas pela Confraria Gastronómica do Ribatejo, em entrevista a 180 pessoas, na sua maioria idosas, como forma de preservar o património gastronómico da região.
São dez dias para descobrir Santarém e a Casa do Campino, enquanto prova Portugal, das 13h às 2h. A entrada no evento é livre até às 17h dos dias 29, 30 e 31 de Outubro e 2 de Novembro, e nos restantes dias e horários tem um custo de 2 € que permite o acesso a todas as áreas e actividades do festival, com a excepção dos banquetes.
Em complemento, e para que os visitantes possam descobrir a cidade, o Festival proporciona cinco visitas guiadas gratuitas. A 27 de Outubro, às 10h, dedicada ao “Azulejo”, às 15h30 do mesmo dia, com repetição a 31 de Outubro e a 2 de Novembro tem lugar a “Visita 360º” e no dia 30 de Outubro, às 10h, o convite é “Fora de Portas”.
O evento é organizado pela Viver Santarém em parceria com a Câmara Municipal de Santarém e a Entidade Regional de Turismo Alentejo Ribatejo, com o apoio do Turismo de Portugal através do Programa Valorizar, os patrocínios da Repsol Gás, Central de Cervejas, Delta, Azeite Quinta do Juncal, Resitejo, Arroz Bom Sucesso, Cuf Santarém e Águas de Santarém e produção da Essência do Vinho.