A Diocese de Santarém tem identificada, até ao momento, uma capacidade de acolhimento de cerca de 76.000 peregrinos para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que decorre na primeira semana de Agosto em Lisboa.

Em resposta à Lusa, o Comité Organizador Diocesano (COD) de Santarém afirmou que conta, neste momento, com mais de 460 famílias inscritas para acolher peregrinos, com capacidade para quase 2.000 pessoas, e continua a negociar com as entidades detentoras de espaços colectivos, para a formalização da sua cedência.

“No último balanço [no início de março], tínhamos identificadas cerca de 350 famílias de acolhimento, sendo que atualmente temos mais de 460, com capacidade para acolher quase dois mil peregrinos. Nos espaços de acolhimento, a capacidade da nossa Diocese está perto dos 74 mil peregrinos, o que faz um total de cerca de 76 mil pessoas na Diocese de Santarém”, mais cerca de 11.000 do que há dois meses.

A diocese de Santarém, que, com as de Setúbal e Lisboa, é responsável pelo acolhimento dos participantes na JMJ, iniciou em Fevereiro, junto das entidades proprietárias, o processo de formalização de cedência dos cerca de 600 espaços coletivos que identificou.

Segundo a COD, o transporte dos peregrinos que ficarem alojados no território da Diocese de Santarém obedece ao plano de mobilidade elaborado pelo Governo e divulgado no passado dia 05 de abril.

Também a alimentação será assegurada pela Fundação JMJ, que tem abertas candidaturas no seu site para restaurantes, supermercados e instituições particulares de solidariedade social que queiram aderir à rede de restauração, que será gerida pela organização nacional.

“As refeições serão todas asseguradas por essa rede de restauração, à exceção dos pequenos-almoços, que podem ser dados pelas famílias de acolhimento, caso queiram, ou que serão fornecidos pela organização nacional e depois distribuídos pelos voluntários nos locais de acolhimento”, adianta.

Quanto às iniciativas que vão decorrer na Diocese durante a semana da JMJ, como as catequeses ‘Rise Up’, o COD Santarém está a formalizar as igrejas e os auditórios “que possam ter condições para acolher as catequeses por línguas, para que depois esta alocação e preparação dos espaços seja feita pela organização local”.

A Diocese incentiva, ainda, os jovens a organizarem “algumas atividades de receção ou de despedida para os peregrinos que fiquem alojados nas suas paróquias, de modo a dar a conhecer a região”.

“Para além disso, vamos aproveitar iniciativas que já existem e outras que surjam como exposições, festas, etc”, acrescenta.

Além dos cerca de mil voluntários inscritos, a Diocese conta com mais de 500 jovens nas equipas paroquiais criadas em 2019.

Em Março, o COD Santarém disse à Lusa que foram definidos objetivos de acolhimento para as dioceses que vão receber peregrinos, os quais optou por não divulgar por serem apenas indicativos e servirem para orientar os trabalhos das paróquias.

A Jornada Mundial da Juventude, considerada o maior acontecimento da Igreja Católica, vai realizar-se este ano em Lisboa, entre 01 e 06 de agosto, sendo esperadas cerca de 1,5 milhões de pessoas.

As principais cerimónias da jornada decorrem no Parque Tejo, a norte do Parque das Nações, na margem ribeirinha do Tejo, em terrenos dos concelhos de Lisboa e Loures.

As jornadas nasceram por iniciativa do Papa João Paulo II, após o sucesso do encontro promovido em 1985, em Roma, no Ano Internacional da Juventude.

Leia também...

Autarcas do Médio Tejo pedem audiência urgente à ministra da Saúde

Os autarcas dos 11 municípios do Médio Tejo, no distrito de Santarém,…

Complexo Aquático celebra Dia Mundial da Criança com mais de mil alunos das escolas do Concelho

Cerca de 1100 alunos do 1º ciclo das escolas do Concelho de…

Festival Gastronómico da Cachola e da Morcela em Alcanena

A sétima edição do Festival Gastronómico da Cachola e da Morcela, que…

As festas da “Nossa Terra”… Por Ricardo Segurado

Por meados de março Santarém vive as Festas de S. José. Durante…