santarem cultura

A Câmara Municipal de Santarém lançou um concurso público para desenvolvimento de um projecto cultural para o concelho, que denominou de “Santarém Cultura”, o qual foi ganho pela empresa J. Aidos-Consultadoria e Gestão de Projectos, Lda. O contrato foi assinado no dia 03 de Agosto, por um período de um ano, no valor de 74 mil euros.

O projecto contempla, conforme definido no respectivo Caderno de Encargos, entre outras cláusulas: apoio na definição do Projecto Artístico, nomeadamente, na elaboração da programação artística em todos os espaços culturais municipais e no apoio da gestão cultural às freguesias do Concelho; apoio para a implementação de acordos de parceria e participação em redes de programação com associações e agentes culturais; coordenação de processos de candidaturas a fundos e a projectos; formação; construção do mapeamento cultural da região, com contributos para a elaboração do Plano Estratégico da Cultura de Santarém.

“Conforme tem sido divulgado, o Município pretende desenvolver um projecto cultural de abrangência concelhia, sempre em articulação com todos os agentes e associações culturais, objectivando a diversificação de actividades para todos os públicos e a cooperação de todos na projecção do concelho de Santarém no panorama cultural nacional”, sublinhou Inês Barroso, Vereadora da Cultura, nas primeiras reuniões de trabalho dos SMCT.

João Aidos é gestor, programador, produtor e engenheiro projectista com profunda ligação à rede e tecidos culturais em todo o território nacional, sendo também licenciado em Teatro com uma especialização em estudos teatrais. Tem estado ligado a inúmeros projectos no âmbito da Rede Nacional de Teatros e cineteatros, tendo exercido como cargos de maior relevo, o de Director-Geral das Artes no Ministério da Cultura e o de Director Artístico do Centro de Artes de Águeda (CAA). Coordenou ainda e foi autor de projectos de execução de recuperação/construção de vários teatros, entre os quais o Teatro Virgínia em Torres Novas, do qual era programador, assim como de toda a actividade cultural do município torrejano, e ainda dos Teatros Aveirense (Aveiro), José Lúcio da Silva (Leiria), do Municipal de Faro, Teatro-Cine de Fafe, Oficina Municipal da Cultura (Coimbra), Cine-Teatro Alba (Albergaria-a-Velha), Teatro Garrett (Póvoa do Varzim), e Espaço Oficina (Guimarães).

João Aidos foi fundador da ACTA – Companhia de Teatro do Algarve e Efémero – Companhia de Teatro de Aveiro, além de fundador “de várias redes de programação nacionais e internacionais, entre muitos outros projectos ligados à consultoria, planeamento cultural e gestão de projectos.

Leia também...

Deputada do Livre exonera assessora jurídica na AR que foi candidata do partido pelo círculo de Santarém

 A deputada única do Livre, Joacine Katar Moreira, exonerou a sua assessora jurídica no parlamento, de acordo com um despacho publicado hoje no Diário…

Fundação José Saramago conquista Prémio Eduardo Lourenço 2021

A Fundação José Saramago é a vencedora da 17.ª edição do Prémio Eduardo Lourenço, anunciou o Centro de Estudos Ibéricos (CEI). “O júri da…

Ponte sobre o Tejo fechada quinta-feira devido a obras

A ponte sobre o rio Tejo que faz a travessia entre Constância Sul e Praia do Ribatejo vai estar encerrada ao trânsito na quinta-feira,…

Queimada descontrolada obrigou à intervenção dos bombeiros em Alcanhões

Uma queimada de materiais combustíveis ficou fora de controlo ao início da tarde deste sábado na localidade de Alcanhões. Vizinhos, alertados pelo intenso fumo…