santarem cultura

A Câmara Municipal de Santarém lançou um concurso público para desenvolvimento de um projecto cultural para o concelho, que denominou de “Santarém Cultura”, o qual foi ganho pela empresa J. Aidos-Consultadoria e Gestão de Projectos, Lda. O contrato foi assinado no dia 03 de Agosto, por um período de um ano, no valor de 74 mil euros.

O projecto contempla, conforme definido no respectivo Caderno de Encargos, entre outras cláusulas: apoio na definição do Projecto Artístico, nomeadamente, na elaboração da programação artística em todos os espaços culturais municipais e no apoio da gestão cultural às freguesias do Concelho; apoio para a implementação de acordos de parceria e participação em redes de programação com associações e agentes culturais; coordenação de processos de candidaturas a fundos e a projectos; formação; construção do mapeamento cultural da região, com contributos para a elaboração do Plano Estratégico da Cultura de Santarém.

“Conforme tem sido divulgado, o Município pretende desenvolver um projecto cultural de abrangência concelhia, sempre em articulação com todos os agentes e associações culturais, objectivando a diversificação de actividades para todos os públicos e a cooperação de todos na projecção do concelho de Santarém no panorama cultural nacional”, sublinhou Inês Barroso, Vereadora da Cultura, nas primeiras reuniões de trabalho dos SMCT.

João Aidos é gestor, programador, produtor e engenheiro projectista com profunda ligação à rede e tecidos culturais em todo o território nacional, sendo também licenciado em Teatro com uma especialização em estudos teatrais. Tem estado ligado a inúmeros projectos no âmbito da Rede Nacional de Teatros e cineteatros, tendo exercido como cargos de maior relevo, o de Director-Geral das Artes no Ministério da Cultura e o de Director Artístico do Centro de Artes de Águeda (CAA). Coordenou ainda e foi autor de projectos de execução de recuperação/construção de vários teatros, entre os quais o Teatro Virgínia em Torres Novas, do qual era programador, assim como de toda a actividade cultural do município torrejano, e ainda dos Teatros Aveirense (Aveiro), José Lúcio da Silva (Leiria), do Municipal de Faro, Teatro-Cine de Fafe, Oficina Municipal da Cultura (Coimbra), Cine-Teatro Alba (Albergaria-a-Velha), Teatro Garrett (Póvoa do Varzim), e Espaço Oficina (Guimarães).

João Aidos foi fundador da ACTA – Companhia de Teatro do Algarve e Efémero – Companhia de Teatro de Aveiro, além de fundador “de várias redes de programação nacionais e internacionais, entre muitos outros projectos ligados à consultoria, planeamento cultural e gestão de projectos.

Leia também...

Festival da Biodiversidade traz várias actividades e espectáculos aos Olhos d’Água

A terceira edição do Festival da Biodiversidade Observacarso começa sábado no Complexo das Nascentes dos Olhos d’Água do Alviela, no Parque Natural das Serras…

Médio Tejo pede “mecanismos excepcionais” para minorar impactos

A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo pediu ao Governo “mecanismos excepcionais” para “minorar os terríveis impactos” do “flagelo” dos incêndios que atingiram, no passado…

BE quer nova ponte sobre o Tejo no Orçamento do Estado

O Bloco de Esquerda apresentou uma proposta no parlamento para que o Governo inclua no Orçamento do Estado para 2020 a construção de uma…

Homem morre em acidente entre veículo ligeiro e um pesado de mercadorias

Um homem, com de 62 anos de idade, morreu na sequência de um acidente entre um veículo ligeiro de mercadorias e um pesado de…