A Associação QUALIFICA / oriGIn Portugal, em colaboração com o Movimento Internacional oriGIn – Organization for an International Geographical Indications Network, organiza no dia 6 de Fevereiro, no CNEMA em Santarém, um Seminário dedicado ao tema ” Protecção das indicações geográficas e das denominações de origem”.

As Indicações Geográficas (IGs) dos produtos agro-alimentares, dos vinhos e das bebidas espirituosas são figuras centrais da Política Agrícola Europeia, face ao papel que têm nas exportações da União, ao potencial económico que representam e por serem ferramentas indispensáveis de desenvolvimento e de sustentabilidade do meio rural e do ambiente.

Referidas em todos os Tratados Comerciais da União, objecto de disputas comerciais e jurídicas importantes, figuras centrais de Sentenças do Supremo Tribunal de Justiça da UE, vítimas de fraudes que atingem os milhões de euros, inseridas em bases de dados para prevenir as fraudes e dotar as polícias e as alfândegas de informação necessária, a protecção jurídica e prática de que gozam as IGs ainda é pouco conhecida em Portugal.

As inscrições para o evento são feitas através do seguinte email: geral@qualificaportugal.pt.

Leia também...

Vinho do Casal Branco vence prova cega frente a reputado vinho francês

Falcoaria Colheita Tardia 2016 venceu o ‘Desafio de Lisboa’.

“O Tejo é a região vitivinícola que percentualmente mais irá crescer em volume de vinho certificado”

Luís de Castro considera 2019 um ano “regular” e que o ‘selo de qualidade’ dos vinhos do Tejo está a “aumentar exponencialmente”. Atento às…

Nersant debateu efeito da pandemia na saúde mental em conferência online

“A ansiedade e o medo no regresso a uma nova normalidade” foi o tema da videoconferência realizada esta sexta-feira, dia 22 de maio, pela…

VÍDEO | Cafetaria do CNEMA reabre renovada pela mão de Varanda do Parque

Miguel Silva, proprietário do restaurante Varanda do Parque, inaugurou na passada terça-feira, 26 de Novembro, a Cafetaria e Petiscaria do Centro Nacional de Exposições…