Santarém, Guarda, e Bragança são os três distritos mais seguros de Portugal, de acordo com o Barómetro de Segurança da Securitas Direct de 2020, que avalia as zonas do país mais seguras, tendo em conta o número de incidências (disparos reais dos alarmes e intrusões) por distrito registados pela Central Recetora de Alarmes da empresa face ao total de instalações de segurança dos seus mais de 160 mil clientes.
Segundo o mesmo barómetro da empresa, líder na protecção de pessoas e pequenos negócios, a maioria dos assaltos e tentativas de assalto em 2020 ocorreu entre a uma e as quatro da manhã, o que representa cerca de 29,5% das incidências reais durante este período de tempo. A segunda-feira é o dia da semana onde se registam mais incidências deste tipo.
De acordo com o Barómetro, o distrito da Guarda é o mais seguro, com uma taxa de incidência de 0,36%, seguido de Santarém (0,51%) e Bragança (0,52%). A completar o Top 5 estão Évora (0,62%) e Viseu (0,65%).
De acordo com o Barómetro, a nível nacional os pequenos negócios – lojas e restaurantes – registaram cerca de seis em cada 10 tentativas (59%) de roubo ou intrusão, enquanto os escritórios e empresas registaram 29% das incidências e as naves industriais e oficinas apenas 12%.
No segmento dos particulares, as vivendas e moradias representam a esmagadora maioria das incidências com nove em cada 10 casos. Os apartamentos representam apenas 10%.
Segundo o mesmo documento, a maioria dos assaltos ocorre entre a uma e as quatro da manhã. Segunda-feira é o dia da semana em que assaltos e tentativas de assalto ocorrem com mais frequência.
O Barómetro de Segurança é um ranking da Securitas Direct que estabelece um rácio entre o número de disparos de alarmes e intrusões registado pela Central Recetora de Alarmes da empresa e o número de instalações de segurança dos mais de 160 mil clientes da Securitas Direct em todo o país.